Bambino Inos

Em edição bilíngue, livro infantojuvenil junta pintura e poesia para homenagear o artista plástico Inos Corradin

 

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 191 (Março/2020)

 

O pintor e artista plástico Inos Corradin e a escritora e editora Flavia Ceccantini fazem tarde de autógrafos dia 28 de março, na loja da Lorena, para encontrar amigos e leitores, crianças e adultos, no lançamento de Bambino Inos, que sai pela Libri Editora. A editora foi criada por Flavia para, como ela diz, seguir vivendo e trabalhando “no mundo da fantasia, entre muitas páginas de arte e poesia, e contando sempre uma boa história”. Flavia tem uma longa história no mercado editorial e já trabalhou com alguns dos mais importantes autores brasileiros.

Em edição bilíngue, português e italiano, Bambino Inos junta pintura e poesia para homenagear os 90 anos, completados em 2019, de Inos Corradin, italiano radicado no Brasil que segue em intensa atividade artística em Jundiaí, SP, cidade que ele escolheu para viver.

“O livro foi idealizado originalmente em português e italiano para que as crianças pudessem brincar e aprender uma nova língua”, afirma Flavia, que também quer, com Bambino Inos, homenagear a cultura italiana enraizada na sociedade brasileira. “Além de ser reconhecida por seu valor artístico, a obra de Inos tem um apelo lúdico que explora espetacularmente as cores, os estados de espírito, o momento”, diz Flavia.

Para a edição do livro, foi ela mesma quem selecionou as pinturas de Inos. Acompanhadas do texto de Flavia, a ideia é que as imagens possam “aguçar ainda mais a sensibilidade do leitor”. O texto que acompanha cada um dos desenhos quer transmitir a atmosfera poética dos personagens e o caleidoscópio de emoções captadas por Inos.

Natural de Vogogna, cidade no Norte da Itália, Inos teve seu primeiro contato com a arte ainda em seu país de origem estudando pintura com o professor Tardivello. Veio para o Brasil aos 21 anos e logo estreou como pintor, em Salvador, na Bahia, na Galeria Oxumaré, em 1953. Desde então, seu trabalho não parou mais de circular pelo mundo. Países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Áustria, Itália, Bélgica, Suíça, França, Holanda, Israel, Argentina, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, receberam seus quadros e suas esculturas.

 

LANÇAMENTO
Livro: Bambino Inos (Libri), de Flavia Ceccantini e Inos Corradin
Loja: Lorena
Quando: dia 28 de março, às 16h