Balada Literária 2017

Entre os dias 8 e 12 de novembro, a Balada Literária 2017 homenageou Torquato Neto,  com encontros emocionantes a respeito da vida e obra do autor.

*Matéria publicada na revista Vila Cultural 163 (novembro/2017).

O poeta, letrista e jornalista piauiense Torquato Neto (1944-1972) foi o artista homenageado na Balada Literária 2017, que aconteceu entre os dias 8 e 12 de novembro em São Paulo. Como ocorreu nos últimos 11 anos, o evento teve uma programação especial (veja a seguir) na Livraria da Vila, que é parceira do escritor Marcelino Freire, idealizador e curador da balada, desde o início do projeto.
Nome essencial no movimento tropicalista e na trajetória da contracultura no Brasil, Torquato morreu precocemente, aos 28 anos, deixando memórias e obra tão intensas quanto sua personalidade. Lançada como um sucesso imediato na voz de Elis Regina, a canção Louvação, composta por Torquato e Gilberto Gil, foi uma de suas primeiras composições e veio a público em 1967, o ano em que o Tropicalismo deu o que falar. Letras de canções-manifesto como Geléia geral, Marginália 2 e Mamãe, coragem têm a assinatura de Torquato, que, além de Gil, fez parcerias com Caetano Veloso, Edu Lobo e Jards Macalé, entre outros artistas.
Na história da Balada Literária, diversas participações especiais deixaram as melhores referências sobre evento, que já contou com presenças tão distintas como a do recluso confesso Raduan Nassar ou do rapper Emicida.“De uma vez só, numa única edição tivemos o prazer da presença de três Prêmios Camões: Lygia Fagundes Telles, José Luandino Vieira e o saudoso crítico literário Antonio Cândido”, lembra Marcelino Freire, que também comemora a realização de outras duas versões do evento este ano – em Teresina, onde aconteceu nos dias 20 e 21 do mês passado, e em Salvador, entre os dias 3 e 5 de novembro próximo.

Confira a programação completa em www.baladaliteraria.com.br ou na página do evento no Facebook.

 

As atrações na Livraria da Vila da Fradique

Quinta-feira, 9 de novembro

Do lado de dentro, às 11h30
Roberta Martinelli, apresentadora do programa Cultura Livre, conversa com o poeta e compositor Salgado Maranhão, o jornalista Carlos Rennó e o publicitário e compositor George Mendes, responsável pelo acervo artístico de Torquato Neto em Teresina, Piauí. Thiago Nunes, filho de Torquato, também participa do encontro e dos lançamentos do livro Fragmentos poéticos – A palavra em construção, que registra o processo criativo do poeta, e da edição especial da revista piauiense Revestrés, com André Gonçalves.

Todo dia é Dia D, às 14h30
O jornalista Rodrigo Casarin conversa com Lourenço Mutarelli e com o escritor angolano Ondjaki.

Sábado, 11 de novembro, às 11h30
Louvação
A jornalista Mariana Filgueiras conversa com a escritora Conceição Evaristo e a editora e escritora francesa Paula Anacaona.

Domingo, 12 de novembro, às 11h30

Domingou
O jornalista Claudiney Ferreira conversa com Milton Hatoum, Min Xuefei, a tradutora chinesa da obra do autor de Dois irmãos, e com Mark Gamal, tradutor, no Egito, da obra de Machado de Assis.