Novinha em folha

A Livraria da Vila abre sua sétima loja paulistana e estreia este mês no Jardim Pamplona Shopping

A Livraria da Vila estreia uma nova loja este mês no Jardim Pamplona Shopping, na região dos Jardins, em São Paulo, e aproveita o clima de outono para renovar e reforçar todas as características que marcam essencialmente sua “personalidade”, ou seja: um vasto acervo de títulos, o atendimento personalizado e a vocação para ser um ponto de encontro de pessoas de diferentes interesses, mas com o gosto comum pela leitura e pelos livros, entre outros itens da produção cultural.

A nova loja destaca a área reservada para as crianças, que sempre merecem atenção especial nas unidades da Livraria da Vila. Com cerca de 200 m2, a loja tem projeto de arquitetura e cenografia do escritório III Interior Design by Triptyque, responsável também pela Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, inaugurada em maio do ano passado.

A loja segue o mesmo conceito e linguagem visual do projeto da unidade do JK, com algumas adaptações necessárias ao novo espaço e com uma nova proposta de layout. A área infantil agora é disposta na parte posterior, de modo a ficar mais reservada do espaço geral de vendas. As estantes em marcenaria branca delimitam o “plano inferior” e, acima, há o mesmo azul Klein marcante no conceito original. O grid de iluminação marca segmentos da loja e a transição dos planos. Composta pelo volume das luminárias, a “nuvem” permanece em cena, só que desta vez somente sobre o espaço infantil, adaptando-se à nova configuração.

Com a mesma linguagem, a fachada apresenta um espaço generoso de exposição, sendo composta em sua maior porção pelos nichos em marcenaria branca, arrematados pela curva suave também presente na marcenaria das estantes internas que fornecem uma iluminação agradável, suficiente à leitura dos produtos expostos.

A nova loja segue um conceito moderno, bem funcional e muito atual. Continuamos apostando numa bela área infantil, para privilegiar e incentivar gerações de futuros leitores. O grande desafio, que também é um prazer, está na curadoria do acervo para oferecer um mix de produtos que atenda completamente ao público que vive ou circula em uma das áreas mais movimentadas dos Jardins. Redescobrir-se permanentemente sempre é um dos nossos propósitos, e a nova loja também valoriza essa ideia e essa possibilidade”, diz Flavio Seibel, do Marketing da Livraria da Vila.
No número 1704 da rua Pamplona, o Jardim Pamplona Shopping investiu em projeto arquitetônico sustentável. No paisagismo, leva o verde para o interior do prédio, com um jardim suspenso sobre a praça de alimentação, decorada com mobiliário de pergolado, além de plantas preservadas dispostas pelos pavimentos. Uma das ideias centrais do projeto é a gestão eficiente e econômica dos recursos naturais, priorizando a entrada de luz natural por meio da fachada de vidro. Tecnologias como sensores de presença automatizados, sistema de ar-condicionado central à base de ar e não de água, coleta seletiva e separação dos resíduos para reciclagem e paisagismo com baixo consumo de água também fazem parte do empreendimento, que fica próximo à avenida Nove de Julho, uma via estratégica no dia a dia paulistano. Toda a comunicação interna do shopping é digital, realizada por meio de totens e video walls dispostos nos cinco pavimentos, reunindo campanhas de marketing, publicidade, programação e mapa de lojas.

“Fazer uma livraria, para nós, foi uma novidade e a realização de um sonho porque também temos um grande respeito e apreço pelos livros. O fato de mostrar, como a Livraria da Vila faz, que a arquitetura e o design são uma parte importante da cultura é um caminho ao mesmo tempo didático e essencial não só para a valorização do livro, enfatizado quase que como um ‘elemento sagrado‘, mas também para demonstrar uma ousadia do ponto de vista mais conceitual”, disse o arquiteto Greg Bousquet quando da abertura da primeira loja projetada por ele e sua equipe, reafirmando a sintonia com questões e valores essenciais também para a Livraria da Vila.