Saudades de Chorão

Companheira e musa do vocalista do Charles Brown Jr., Graziela Gonçalves conta história do casal em livro

Se não eu, quem vai fazer você feliz? (Paralela) é o nome do livro que Graziela Gonçalves autografa dia 4 de outubro na Livraria da Vila do Parque Shopping Maia, em Guarulhos. Por quase duas décadas, Grazi foi a companheira, o grande amor e a musa de um dos ícones do rock brasileiro, o músico Alexandre Magno Abrão, o Chorão, vocalista da banda Charles Brown Jr., que conquistou o Brasil especialmente por sua entrega na hora de compor e cantar. A história que eles viveram juntos vem a público cinco anos depois da morte do artista, aos 42 anos, em 2013.
O livro é leitura obrigatória para os fãs do Charlie Brown Jr., que se transformou num dos grupos mais populares do país. Grazi conheceu Chorão antes da banda fazer sucesso. Com suas ideias e seu apoio, ela acabou tendo uma participação importante na construção da trajetória da banda. Além de ter sido a grande inspiradora de Chorão, que escreveu inúmeras letras para a amada, viveu com ele os melhores e os piores momentos da vida, ajudando-o a enfrentar a dependência química que o levou tragicamente à morte.
O livro é um perfil amoroso e sincero de Chorão, no qual sua companheira revela alegrias, dramas e o companheirismo de ambos. Em 2012, por causa das drogas, Grazi conta que Chorão começou a ter variações de humor muito intensas e que entrava em crise insatisfeito com a própria produção musical. “Apesar de não admitir, ele já tinha se tornado um dependente químico há muito tempo. O vício trazia à tona seu lado mais sombrio. Ele ficava muito paranoico, tomado por pensamentos ruins o tempo todo”, ela escreve, sem deixar de compartilhar as tentativas malsucedidas de acompanhar o vocalista em tratamentos médicos.
Momentos menos tensos, mais felizes, também contemplam a curiosidade dos fãs do cantor e compositor que alimentava o sonho frustrado de ser bombeiro, como Grazi revela no livro. No final dos anos de 1990, o casal deixou Santos para se estabelecer em São Paulo e Chorão até cultivou um interesse pela espiritualidade se dedicando a estudar livros e autores do espiritismo. “Alê começou a sentir necessidade de mudar alguns padrões de comportamento para alcançar o que desejava. Ele começou a se interessar cada vez mais pela lei de causa e efeito e passou a acreditar em reencarnação. Em meio a tudo isso, a mudança nas letras das suas músicas ficava evidente”, escreve Grazi.

 

LANÇAMENTO
Livro: Se não eu, quem vai fazer você feliz? – Minha história de amor com Chorão (Paralela), de Graziela Gonçalves
Loja: Parque Shopping Maia
Quando: quinta-feira, dia 4 outubro, às 19h