Mês das crianças

Novos títulos, música, diversão e arte movimentam a agenda cultural da garotada nas lojas da Vila

Protagonistas na programação regular da agenda cultural da Livraria da Vila durante todo o ano, as crianças também ganham atrações especiais no mês de outubro, que tem o Dia das Crianças na sexta-feira, dia 12, feriado religioso nacional por ser também o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Entre a fé e o contentamento criativo, não faltam novos livros e outras atrações para encantar a garotada.
A maior palavra do mundo (Ed. Palavras Educação), cujo lançamento acontece dia 6 de outubro, na loja da Fradique, traz a assinatura do artista plástico Elifas Andreato no texto que originalmente o músico Tom Zé foi recheando de ritmos para dar forma a uma fábula que tem o abecedário em destaque. Agora em livro, com ilustrações de Fê, é um título tão lúdico quanto educativo pela fluência da poesia que faz a alegria das crianças. “Na Terra do Abecedário vivem todas as letras do alfabeto. Do primogênito A ao caçulinha Z, passando pelo incrível mágico G, o B do bem e o voluntarioso V, cheio de vontades”, escreve Andreato no começo de uma história que surpreende e encanta.
Reis, moscas e um gole de astúcia – Contos de fadas para pensar sobre justiça (Editora Biruta), de Susana Ventura e Helena Gomes, que participam de noite de autógrafos e bate-papo no dia 4 de outubro, propõe uma reflexão sobre a ideia de justiça nos contos de fada e nos dias de hoje. O livro reverbera a tendência de introduzir temas complexos e relevantes em títulos sob medida para pequenos leitores, ou seja, sempre com delicadeza, graça e responsabilidade.
No dia 27 de outubro, o cineasta e escritor José Roberto Torero encontra a garotada para lançar Contos de sacisas (Companhia das Letrinhas), que mistura vários personagens ilustres. Tudo começa quando o protagonista, ao sair para caçar sacis, se surpreende ao encontrar uma “sacisa”. Na sequência, descobre histórias incríveis vividas pelas “sacisas”. Tem a Sacinderela, a Pererenzel e até a Bela Sacisa Adormecida. A ideia de Torero é transformar as protagonistas de al

guns dos contos de fadas mais populares do mundo em figuras divertidíssimas do folclore nacional.
Também no sábado, 27, a arte-educadora e compositora Margareth Darezzo faz uma roda de música com canções que ela publicou nos livros Canteiro – Músicas para brincar e Quem vem lá?. É garantia de diversão e aprendizado. Confira todas as atrações infantis de outubro na seção Programação, nesta edição de Vila Cultural.

01