Ler a democracia

Uma seleção de títulos que ajudam a compreender a situação política do Brasil e do mundo na época atual

 

A construção política do Brasil
O livro de Luís Carlos Bresser-Pereira, publicado pela Editora 34, faz uma análise ampla e coerente do desenvolvimento brasileiro desde a Independência até os governos de FHC, Lula e Dilma. O subtítulo é: Sociedade, Economia e Estado desde a Independência. Baseado em dois temas fundamentais – a estruturação das coalizões de classe que se sucederam no poder e a disputa entre o liberalismo econômico e o desenvolvimentismo –, o ensaio de Bresser-Pereira sintetiza boa parte da produção intelectual do autor enquanto se configura como uma verdadeira aula sobre a história do Brasil.

 

 

A política explicada aos nossos filhos
Publicado pela Editora Unesp, o livro da professora francesa Myriam Revault d’Allonnes é uma aula memorável sobre o que significa política nos dias de hoje e um ensinamento especialmente importante para os radicais que fantasiam a ideia do “fim da política”. Com uma trajetória que incluiu outros desafios do gênero, ou seja, introduzir conceitos complexos para as crianças, Revault d’Allonnes faz entender que os mecanismos de democracias, ditaduras e regimes políticos diferentes precisam ser compreendidos profundamente para para compreendermos e vivermos a sociedade e a época contemporânea.

 

 

A boa política
Da Companhia das Letras, o livro do filósofo Renato Janine Ribeiro reúne artigos escritos ao longo de mais de vinte anos. O subtítulo do livro é Ensaios sobre a democracia na era da internet. Desafiado por uma “época em ebulição”, Janine Ribeiro discute o valor ético e político da internet e examina os grandes problemas de experiência democrática brasileira, debatendo, entre outras questões, a ideia de representação, o voto obrigatório, os escândalos de corrupção, a crise de imagem ética do PT, os impeachments, as utopias e os movimentos de protesto.

 

 

O povo brasileiro
Da Global Editora, o clássico de Darcy Ribeiro sempre joga luz na compreensão da política do país com suas observações fundamentais sobre a gênese da sociedade brasileira. Daí, o subtítulo do livro: A formação e o sentido do Brasil. Da luta dos indígenas por sua cultura à constituição da democracia no Brasil, outras experiências históricas são abordadas para uma defesa maior: a de que, apesar de todos os problemas, o país tem condições para lidar com as adversidades e diferenças e se constituir como um modelo de civilização.

 

 

Dinheiro, eleições e poder
O livro de Bruno Carazza, do catálogo da Companhia das Letras, traz uma metodologia original do autor, que é especialista em Direito e Economia, para destrinchar as engrenagens do sistema político brasileiro, conforme indica o subtítulo do livro. Ao mostrar como o perfil do financiamento eleitoral no Brasil foi se concentrando em grandes doadores, que seguem uma lógica estritamente empresarial – muito mais que ideológica –, Carazza analisa como os eleitos tendem a retribuir as doações recebidas das grandes empresas. E ainda apresenta alternativas para baratear nossas eleições, combater práticas como o “caixa dois” e diminuir a influência econômica em nossa democracia.

 

 

Não basta dizer não
Publicado pela Bertrand no Brasil, o livro da jornalista, ativista e best-seller Naomi Klein focaliza a “tomada” da Casa Branca por Donald Trump nos Estados Unidos como o agravamento perigoso para um mundo de crises encadeadas, que passam especialmente pela questão da democracia. Para entender o título do livro, o argumento dela é: não basta meramente resistir, dizer “não”. Klein defende que este momento histórico exige mais um “sim” inspirador, digno de confiança, um guia para reivindicar o território populista daqueles que buscam nos dividir. O subtítulo do livro é: Resistir à nova política de choque e conquistar o mundo do qual precisamos.

 

 

Representantes de quem?
Da Zahar, o livro do cientista político Jairo Nicolau tem o seguinte subtítulo: Os descaminhos do seu voto da urna até a Câmara dos Deputados. Há mais de duas décadas pesquisando partidos, eleições e sistemas eleitorais, ele decidiu fazer um livro para responder perguntas de eleitores que, mesmo sem conhecimento técnico sobre o tema, mantêm-se perplexos na tentativa de compreender melhor os diferentes aspectos do quebra-cabeça da representação política no Brasil. Além de um balanço das discussões mais importantes, Nicolau faz uma série de sugestões viáveis para aperfeiçoar a legislação eleitoral e partidária do Brasil.

 

 

Política Quem manda, por que manda, como manda
Da Objetiva, o livro de João Ubaldo Ribeiro, que é mestre em Ciências Políticas, junta a verve narrativa do escritor ao rigor do conhecimento acadêmico para tratar de temas como poder, nação, soberania, democracias, ditaduras, partidos políticos e ideologias. João Ubaldo explica porque a política interessa a todos. No final do livro, ainda compartilha um apêndice valioso, “Dez bons conselhos de meu pai para cidadãos honestos e prestantes”, que entre outras lições de sabedoria política, ensina: “Não seja colonizado”, “Não seja medroso”, “Não seja calado”, “Não seja burro”.