O alcance da voz

Sheila Negro e Carlos Nascimento apresentam o recital A força da canção e comandam curso de canto na Lorena 

Os cantores Sheila Negro e Carlos Nascimento fazem única apresentação do recital A força da canção dia 11 de abril, às 19h30, na loja da Lorena. Na sequência, também este mês, nos dia 14 e 21 de abril, eles comandam um curso especial de canto em dois módulos.
Na apresentação do dia 11, a ideia é mostrar um repertório que, apesar de bastante variado em termos de estilo, quer ser igualmente tocante “no que diz respeito ao coração e sentimento humanos”. “A força da canção é algo inquestionável e experimentado por qualquer ser humano independentemente da idade e das preferências musicais”, dizem os músicos.
A parceria entre Nascimento e Sheila começou no ambiente universitário, com pesquisas sobre a voz cantada e, na trajetória acadêmica, garantiu a Sheila o título de doutora em música e a Nascimento o título
de mestre.
Sheila desenvolve seu trabalho ressaltando a importância de se cantar em “português brasileiro” e os desafios do idioma para a voz cantada, como ela diz. “Sempre com o objetivo de construir um canto livre, com identidade vocal”, ela declara. “Cantor crossover”, como se autoapresenta, Nascimento mostra como um cantor brasileiro pode se aventurar a transitar em outros idiomas e estilos de canto, sempre da forma mais fiel possível.
Parceiros não só na vida acadêmica, Sheila e Carlos se definem, assim, como um dueto que celebra a versatilidade e a diversidade para transitar por muitos estilos musicais – da música clássica à música popular. Com poesia e humor, que dizem ser outra marca registrada do trabalho em duo, os cantores prometem viajar pelo teatro musical, com composições brasileiras e estrangeiras.
“A emoção que se expressa através da voz vem da experiência que cada um traz consigo durante a vida. A voz é uma área bem íntima e particular de cada pessoa. Quando devidamente acessada e trabalhada se torna ‘uma grande força capaz de influenciar e mudar até mesmo uma sociedade’, como diz o medievalista Paul Zumthor. É essa força interior que pode ser exteriorizada através da voz”, afirma Nascimento ao falar sobre o projeto do curso na Vila.
“É um curso voltado para o autoconhecimento, a propriocepção, em que cada participante é convidado a fazer uma viagem ao fundo do seu ser, ou, como diz Vinicius de Moraes, dos espaços que ninguém sabe”, diz Nascimento.

 

MÚSICA
O que é: recital A Força da Canção e curso de canto, com os cantores Sheila Negro e Carlos Nascimento
Loja: Lorena
Quando: dia 11 de abril, às 19h30 (recital) e dias 14 e 21 de abril (curso em dois módulos), respectivamente entre 10h30 e 13h30 (dia 14) e entre 11h30 e
14h30 (dia 21)