Relatos de vida

A romancista Leticia Wierzchowski e o empresário Nelson P. Sirotsky autografam O oitavo dia

“Não é um livro de memórias. Não é uma biografia. Não é uma história empresarial. Não é uma obra de ficção. Não é um romance. Não é um livro de revelações. O oitavo dia é um pouco de tudo isso”. É assim que o empresário Nelson P. Sirotsky, do Grupo RBS, apresenta o livro que fez em parceria com a romancista Leticia Wierzchowski e que tem noite de autógrafos no dia 6 de novembro na loja do Shopping Pátio Higienópolis.
Depois de mais de quatro décadas de dedicação exclusiva à principal empresa de mídia do Sul do país – e uma das gigantes da comunicação no Brasil —, Sirotsky diz que decidiu repensar seus objetivos e dar início a uma nova etapa em sua vida. Foi exatamente a partir dessa reflexão que nasceu o projeto do livro escrito a quatro mãos com Leticia.
O oitavo dia, que sai pela Sextante, conta a trajetória de Sirotsky, revela muito da personalidade do empresário e mostra os bastidores dos 21 anos em que esteve na presidência da RBS, além de narrar a saga de sua família, com a chegada dos avós ao Brasil, para onde vieram fugindo dos horrores das perseguições religiosas, até os
dias de hoje.
O livro é dividido em quatro narrativas que se cruzam e resultam em um misto de relato do protagonista-autor com pesquisas e histórias reais, tudo entrelaçado com habilidade por Leticia, autora, entre outros, de O anjo e o resto de nós. A escritora já publicou 28 livros de ficção adulta e infantil, entre eles A casa das sete mulheres, adaptado para uma série que a Globo produziu em 2003.
Repleto de personagens fortes e marcantes, como dizem Leticia e Sirotsky, o novo livro é o “retrato literário da alma de um ser humano que se reinventa a partir de suas virtudes e fraquezas”. “É um mergulho no que se refere a valores, espiritualidade e reflexões – tanto no âmbito pessoal quanto no empresarial”, escreve Sirotsky.
“Eu já contei a vida do meu avô polonês, da Manuela, da Anita e do Giuseppe Garibaldi e de dezenas de outros personagens inventados. Mas Nelson está aqui comigo – passamos incontáveis horas juntos no último ano, entre risadas, papéis e memórias. Este misto de convivência e de palavras poderá dar certo ou errado, só vocês saberão dizer, e apenas ao final deste livro. Nelson é o primeiro personagem que virou meu amigo”, escreve Leticia Wierzchowski no texto que abre o livro.

 

LANÇAMENTO
Livro: O oitavo dia (Primeira Pessoa/Sextante), de Nelson Sirotsky e Leticia Wierzchowski
Loja: Shopping Pátio Higienópolis
Quando: dia 6 de novembro, às 18h