Rosa para crianças

Concebido como uma homenagem a Guimarães Rosa e ao conto A terceira margem do rio, livro premiado do escritor e ilustrador Odilon Moraes propõe poesia na experiência da leitura infantojuvenil

*Matéria publicada na revista Vila Cultural 162 (outubro/2017).

O nascimento de um menino chamado Rosa é o ponto de partida da história que o escritor e ilustrador Odilon Moraes criou para homenagear Guimarães Rosa e o conto A terceira margem do rio. Feito originalmente para crianças, Rosa (Edições Olho de Vidro), o livro, é daqueles títulos que muitos adultos vão querer ter. Moraes fez sessão de autógrafos do novo livro dia 21 de outubro, na loja da Fradique.

Em 2014, a obra venceu o Prêmio João-de-Barro, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, na categoria dedicada ao livro ilustrado. O projeto foi planejado para ser lançado pela extinta Cosac Naify, mas na impossibilidade de isso acontecer Moraes acabou propondo o livro à Olho de Vidro, que estreou este ano. Rosa é o segundo título no catálogo da editora, cujo propósito é caprichar em edições para crianças e jovens leitores.

No livro, Moraes aposta em um texto enxuto e poético que dá a cada palavra uma densidade única e sugere uma constelação de sentidos e de relações com a afetividade e a memória. A “trama” se dá em margens diferentes. Em uma delas, as palavras contam a história da distância entre pai e filho. Na outra, as imagens mostram o percurso do filho em busca do seu passado. O leitor atravessa de uma margem a outra, oscilando entre o tempo das palavras e o das imagens. Assim, enquanto acompanha as palavras da história do homem que desaparece em viagem pelo rio e o “endoidecimento” do pai, o leitor também acaba sendo guiado pelas imagens do filho chegando a uma antiga casa, a fim de refazer o percurso do pai. O encontro pode se dar na terceira narrativa, em que o leitor pode construir com os alicerces de palavras e imagens criados por Odilon Moraes. O livro é literalmente uma bela homenagem ao universo de Guimarães Rosa, que morreu há exatos 50 anos.

Formado em Arquitetura, Odilon Moraes é ilustrador, escritor e um estudioso da história do livro ilustrado. Já ganhou duas vezes o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), e outras tantas o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).