Nova York na íntegra

Pedro Andrade autografa a nova edição do guia em que compartilha dicas e histórias da metrópole americana

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 183 (Julho/2019)

O jornalista Pedro Andrade na estação de metrô da Rua 23 em Nova York. Foto Jairo Goldflus/Divulgação

O jornalista e apresentador de TV Pedro Andrade autografa dia 23 de julho, na loja da Lorena, a nova edição de O melhor guia de Nova York, lançado originalmente em 2013, quando fez o maior sucesso e passou a ser uma referência sobretudo entre brasileiros que adoram e frequentam a cidade norte-americana, além de ser ótima leitura. Agora no catálogo do selo Paralela, da Companhia da Letras, o livro chega em versão atualizada e expandida, inclusive para acompanhar a dinâmica da cidade que mapeia – e que muda constantemente.

Radicado há duas décadas na cidade, Pedro, que integra a equipe do programa de Manhattan Connection, da GloboNews, e apresenta o programa Pedro pelo Mundo, no canal GNT, é um apaixonado confesso por uma das metrópoles mais fervilhantes do mundo e passou alguns anos se dedicando, quase que como um hábito, a observar, descobrir e reinventar as dicas reunidas no livro.

“Nova York é uma cidade superlativa, sinônimo de metrópole que o resto do mundo observa com olhar atento e reverente. Ao mesmo tempo, é um lugar tratado por seus moradores como membro da família ou até amante, numa relação profundamente afetiva”, diz a apresentação do livro, cujo propósito é justamente fazer com que o leitor se sinta transitando entre essas duas facetas da mesma cidade cosmopolita e personalíssima.

Entre dicas de culinária, moda, comportamento, cultura e showbiz, o guia traz desde marcos arquitetônicos até bares secretos ou restaurantes que costumam ter espera de meses. Mas há também coisas mais frugais, como o hot dog vendido na rua – recomendando que o leitor-visitante precisa provar para entender tamanho sucesso –, e insights apaixonados ou divertidos que só um morador de longa data consegue compartilhar.

Ilustrado com fotos feitas por Pedro, o livro é resultado de observação atenta e contínua do jornalista. Exímio comunicador, com quase 500 mil seguidores em redes sociais, Andrade passou a ser também uma referência no jornalismo pela espontaneidade com que consegue falar com seu público. “O jornalismo mudou. Essa coisa professoral, teleprompter de ‘boa noite, estamos aqui’, não existe mais. A forma com que eu me comunico no Twitter é a mesma que eu transmito no Pedro Pelo Mundo. Falando sobre seja lá o que for, ou falando sobre política externa na Faixa de Gaza no Manhattan Connection. Ou mesmo entrevistando o Justin Bieber nos Estados Unidos. As redes sociais nivelaram um pouco essa linguagem”, disse o apresentador em uma entrevista concedida ao site Observatório da Televisão.

Avesso às armadilhas da fama, Andrade usa a notoriedade conquistada com seu trabalho na TV para seguir contando suas histórias e circulando por mídias e lugares diferentes. “Enquanto muitas pessoas reclamam da exposição das redes sociais, no meu caso pelo menos é uma plataforma de troca. Nunca fui muito chegado à ideia de que o famoso, ou a pessoa que faz televisão, a celebridade, é intocável. Sempre achei isso muito estranho.”

 

 

LANÇAMENTO
Livro: O melhor guia de Nova York – Edição atualizada e expandida (Paralela), de Pedro Andrade.
Loja: Lorena
Quando: dia 23 de julho a partir das 19h