A vida de Anitta

*Matéria publicado na revista Vila Cultural 180 (Abril/2019)

Tão polêmico quanto sua “personagem”, Leo Dias lança a biografia “não autorizada” da popstar brasileira

Você pode gostar ou não gostar, mas é praticamente impossível ficar indiferente ao sucesso e às performances da cantora Anitta, que se transformou, aos 25 anos, na artista brasileira mais comentada do momento, no Brasil ou no mundo. Ela literalmente causa furor por onde passa e, não por acaso, a “biografia não autorizada” que o jornalista Leo Dias autografa dia 4 de abril, na loja do JK Iguatemi, chama-se Furacão Anitta (Agir).

Polêmico e controverso, com uma carreira dedicada a comentar a vida de celebridades, Dias também acabou se transformando numa figura pública pelo trabalho em mídias como o jornal Extra, as revistas Contigo e Manchete, e o portal Yahoo! Ele diz ter acompanhado de perto toda a transformação da popstar, do início da carreira ao sucesso internacional.

“É importante frisar que o termo ‘não autorizado’ significa apenas que o texto não foi aprovado pela Anitta. Mas eu não fiz nada escondido, nem proibido. Todas as entrevistas com pessoas próximas a ela foram autorizadas pela própria. Acho que ela confia no trabalho da imprensa. O termo ‘não autorizado’ não tem essa conotação de algo ruim ou que foi feito por baixo dos panos. Meu trabalho é claro e transparente. E Larissa sabe disso”, declara Dias à Vila Cultural.

Dias trata desde a infância e a adolescência de Anitta, cujo nome é Larissa de Macedo Machado, com riqueza de detalhes, voltando à rotina da família na casa em que a cantora cresceu, em Honório Gurgel, na zona norte do Rio de Janeiro. A relação de cumplicidade de Anitta com a mãe, que desde cedo reconheceu o talento, o carisma e a ambição da garota, ganha destaque. A admiração pelo avô, de quem ela herdou o gosto pela música e recebeu as primeiras lições de piano, também está no livro.
“Em breve, a personagem criada por Larissa Macedo chegará ao fim. A sexbomb rebolativa, poderosa, meiga e abusada abandonará de vez os palcos, deixando marcas inesquecíveis no cenário da música pop internacional”, escreve Dias, abordando o fim previamente anunciado da carreira, segundo já teria dito a cantora. “É uma decisão já tomada, planejada desde os primeiros momentos da trajetória artística,” ele argumenta.

O livro narra em minúcias os planos de Anitta para conquistar um espaço nos bailes funks, trata dos bastidores dos embates que ela travou com os maiores empresários da música no Brasil, desvenda o que está por trás das inúmeras polêmicas em que se envolveu e mostra pormenores de brigas e romances, além de prometer “episódios que vão surpreender até os fãs mais fervorosos”. O lado religioso de Anitta, seu temperamento explosivo como gestora e a construção de sua carreira internacional também merecem atenção, assim como o alcance que ela tem na internet e no uso de suas redes sociais.

 

LANÇAMENTO
Livro: Furacão Anitta (Agir), de Leo Dias
Loja: Shopping JK Iguatemi
Quando: dia 4 de abril, a partir das 18h30