O real em versos

Leonardo Tonus observa desvios do que é “humanamente tolerável” com os poemas de Agora vai ser assim

Agora vai ser assim (Editora Nós) é o nome do livro de poesias que o escritor Leonardo Tonus autografa dia 21 de junho na loja da Fradique. Observador atento das nuances do mundo contemporâneo, Tonus diz que elabora “uma poesia que parte da constatação da própria impotência e que, à toda prova, foge dos clichês e dos lugares comuns”. Ele faz de Agora vai ser assim quase “um livro-denúncia”. “Um dedo a apontar o malfeito, a aberração, o fato que se desvia do humanamente tolerável”.
“Porque a partir de agora vai ser assim:/ a palavra crua sem metáforas,/ o pior de mim no teu olhar abolindo a distância entre/ o visível e o dissimulado./ Agora, vou apagar a opacidade da polidez das/ condutas sociais e privilegiar a transparência/ desconcertante da palavra por dentro, obscena”, escreve em um dos poemas em destaque no livro.
“Em todo o volume, existe um sentido sublime de humanidade sintonizado com valores transcendentes e inegáveis, identificado com os despossuídos de todo o tipo em todo o mundo, fato que estabelece com o leitor uma empatia profunda e imediata”, descreve o material de divulgação da editora.
Além de atuar na produção da literatura brasileira contemporânea, teoria literária e literatura comparada, com pesquisas sobre imigração, Tonus, que é italiano mas também escreve em português, inclusive por ter morado algum tempo no Brasil, integra o conselho editorial de diversas revistas internacionais. Em 2015, foi curador da parte francesa do Salão do Livro de Paris e, em 2016, da exposição Oswald de Andrade: Passeur anthropophage no Centre Georges Pompidou, em Paris. O escritor já publicou vários artigos sobre autores brasileiros contemporâneos e coordenou, entre outros, a publicação dos ensaios inéditos do escritor polonês Samuel Rawet para a editora Civilização Brasileira e as antologias La Littérature brésilienne contemporaine – Spécial Salon du Livre de Paris 2015 (Revista Pessoa) e Olhar Paris e Escrever Berlim, ambos para a Editora Nós, respectivamente em 2016 e 2017.

 

 

LANÇAMENTO
Livro: Agora vai ser assim (Editora Nós), de Leonardo Tonus
Loja: Fradique
Quando: dia 21 de junho, às 18h30