Adoráveis vovós

Coleção infantojuvenil focaliza o vínculo e o amor que fazem a relação entre avós e netos ser tão especial

Maria Eliza de Lamboy e Nilza Siqueira autografam o livro Seguindo os conselhos da vovó (Editora Detalhe) dia 14 de abril, sábado, a partir das 15h, na loja da Fradique. Elas prometem um encontro no mínimo carinhoso com os leitores que potencialmente inspiraram o livro, o primeiro da série Com meus avós, dedicada a “nova configuração” familiar que junta
avós e netos.
Maria Eliza é avó de Isabela e Sofia, que tem respectivamente 5 e 2 anos. Nilza tem quatro sobrinhos-netos, Beatriz, de 8 anos, Mauricio, 4, Yara, 2, e Maya, de um ano e meio. As duas são amigas desde a época em que estudavam Biologia na USP, nos anos de 1970, quando descobriram a paixão pela ciência e pela educação. “Sempre gostei de escrever pequenas histórias para crianças, e Maria Eliza, com o aparecimento das netas, fez da leitura infantil uma rotina. Juntando o tempo livre e a experiência de ambas, resolvemos concretizar essa ideia do livro, especialmente por termos leitores e ouvintes cativos”, diz Nilza.
“Aprendemos com as crianças tanto quanto elas aprendem conosco. Aprendemos que elas são ávidas por conhecimento, atenção e gostam de ser ouvidas. Estar com uma criança é valorizar e desenvolver suas capacidades, é permitir que ela manifeste suas ideias, sua linguagem, seus sentimentos, dando asas a sua criatividade e fortalecendo suas relações”, diz Maria Eliza.
A coleção, que já tem mais dois volumes programados, Vovô ensina como é bom ter imaginação e Vovô e vovó entendem de coisas modernas, também atualiza a imagem contemporânea dos avós, com a representação de pessoas superativas, em plena forma, ligadas em tecnologia e disponíveis para compartilhar diferentes atividades com os pequenos. Sobre o vínculo especial que a maioria das crianças tem com os avós, Nilza e Maria Eliza lembram que “os avós não podem ser substitutos dos pais.” “Eles devem dar sua cota de afetividade, atenção, amor, sem querer suplantar a dos pais. Como os avós representam uma forma especial de amor, são uma referência familiar como fonte de histórias e relatos que auxiliam o desenvolvimento social e intelectual das crianças. Eles precisam fazer com que as crianças percebam que há o momento dos pais e o momento dos avós”, dizem.

 

LANÇAMENTO
Livro: Seguindo os conselhos da vovó (Editora Detalhe), de Maria Eliza de Lamboy e Nilza Siqueira
Loja: Fradique
Quando: dia 14 de abril, às 19h