Buscando conexões

Projeto Desconstruir para Construir propõe conversa sobre maneiras pacíficas de mediar conflitos

Comunicação não-violenta: em busca de conexão é o tema da edição de abril do projeto Desconstruir para Construir, debate mediado pela jornalista Regina Volpato, que é apresentadora do programa Mulheres, da TV Gazeta. Já estão confirmadas as participações da educadora e gestora de conflitos Thayna Santos e da empreendedora e coach Luciene Moreira, fundadoras da Outra Perspectiva, que se dedica a propor facilitação e mais conexão e autenticidade nas relações interpessoais, pessoais ou profissionais. O debate acontece no dia 17 de abril, terça-feira, na loja da Fradique, a partir das 19h.
Luciene e a Thayna realizam oficinas baseadas no livro Comunicação Não-Violenta (Ágora Editora), do psicólogo americano Marshall Rosenberg (1934-2015). O subtítulo do livro é “técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais”. Em tom didático, Rosenberg usa sua expertise de psicólogo clínico para compartilhar o método que criou com o propósito de ajudar as pessoas a transformarem padrões de pensamento que conduzem a discussões, raiva e depressão por uma outra maneira de resolver seus conflitos, ou seja, de um jeito pacífico, apostando em relacionamentos baseados em respeito mútuo, compaixão e cooperação.
Aplicável a diversas situações, do ambiente familiar aos conflitos de interesses internacionais, o livro, o método e a ideia de Rosenberg ganham cada vez mais visibilidade e adeptos ao redor do mundo, sobretudo em um momento da história em que ainda estamos aprendendo a lidar especialmente com enfrentamentos e “guerras” virtuais. “A comunicação não-violenta é uma nova maneira de nos comunicarmos e nos relacionarmos. Fundamentada na empatia, na escuta ativa e no diálogo, oferece um caminho possível na busca por aprimorar, estreitar e restaurar nossos relacionamentos, transformando conflitos em conexões”, conceituam Luciene e Thayna.
Thayna já foi voluntária do CVV – Centro de Valorização da Vida. Ela conheceu, estudou e passou a atender pessoas fundamentada na Abordagem Centrada na Pessoa, metodologia criada pelo psicólogo e pesquisador Carl Rogers, e tem viajado o Brasil facilitando cursos de Comunicação Não-Violenta. Praticante de meditação e estudiosa dos temas de liderança e novos modelos de gestão, consciência e espiritualidade, inteligência emocional e neurociência, Luciene diz que “vivenciar seu propósito de maneira autêntica é o caminho para a realização
pessoal e profissional”.

 

DESCONSTRUIR
PARA CONSTRUIR
Tema: Comunicação não-violenta: Em busca de conexão, com participações de Thayna Santos e Luciene Moreira, e mediação da jornalista Regina Volpato
Loja: Fradique
Quando: dia 17 de abril, entre 19h e 20h30