Palavras vivas

Martha Medeiros reúne mais de uma centena de crônicas em Quem diria que viver ia dar nisso, seu novo de livro

Foto Carin Mandelli/Divulgação

Das cronistas mais queridas do país, Martha Medeiros autografa dia 12 de abril, às 19h, na loja do Shopping
Pátio Higienópolis, Quem diria que viver ia dar nisso (L&PM), seu novo livro.
Com uma produção contínua que publica regularmente em jornais como O Globo e Zero Hora, Martha traz uma seleção de mais de uma centena de crônicas nas quais confirma o estilo determinado por uma interlocução muito próxima, como a de uma amiga que convida a refletir sobre intimidades e cumplicidades, a exemplo do que tem feito em sua trajetória de escritora e pensadora de questões muito atuais.
“São textos que escancaram e são descarados. Dão a cara para bater ao falarem de aborto, de arte, de assédio. Mas que, por mais despudorados que sejam, são repletos de amor, humor, calor humano”, diz o material de divulgação do livro, lembrando que, como os autores mais fluentes, Martha “respira cada palavra que escreve, fazendo delas a matéria viva de sua existência”.
“É um luxo nascer com o dom de se expressar bem através das palavras. Quem escreve com facilidade consegue codificar melhor suas emoções e pensamentos. É sim um processo terapêutico, por mais que dizer isso seja um clichê. Me sinto sortuda por ter conseguido transformar um hobby em profissão e por poder desenvolver meu trabalho em casa, a hora que quero, do jeito que quero, com liberdade total – e liberdade é um valor inestimável pra mim. Mas não sacralizo tanto assim este ofício. É o que me calhou fazer na vida e sou grata por isso”, disse Martha em entrevista à Vila Cultural.
Gaúcha de Porto Alegre, Martha é autora dos best-sellers Simples assim (2015), A graça da coisa (2013), Feliz por nada (2011), Doidas e santas (2008) e Divã (2002), entre outros livros. Seu livro de crônicas Montanha-russa ganhou o Prêmio Jabuti em 2004. Em 2014, em comemoração aos vinte anos de carreira como cronista, reuniu os melhores textos em três volumes: Felicidade crônica, Liberdade crônica e
Paixão crônica.

 

LANÇAMENTO
Livro: Quem diria que viver ia dar nisso (L&PM), de Martha Medeiros
Loja: Shopping Pátio Higienópolis
Quando: dia 12 de abril, às 19h