Três desafios

Fernando Rocha compartilha histórias sobre “emagrecer, correr e dançar” em Na medida do possível (ou quase)

“Um não manual para uma vida saudável e feliz”. Essa é a definição e também o subtítulo escolhido pelo jornalista Fernando Rocha para Na medida do possível (ou quase) (Editora BestSeller), seu primeiro livro, que ele autografa na loja da Lorena na tarde do dia 15 de setembro. O “não manual”, citado com todo o bom humor de Rocha, tem a ver com o tom do texto, que ele produziu para falar de prazeres, desafios e cuidados com alimentação e saúde, “sem impor regras, sem dar dicas de dietas da moda e muito menos tentar doutrinar”.
Apresentador do programa Bem Estar, da Globo, Rocha compartilha publicamente seu esforço para manter a boa forma, entre outras superações pessoais. Assim, propõe no livro a prosa mais espontânea de um mineiro que é fã da costelinha frita, de pão de queijo e de cerveja de garrafa.
No texto, Fernando contempla o esforço para emagrecer 20 quilos no projeto apelidado de “Afina, Rocha”, narra a sua experiência no palco da Dança dos Famosos, quadro do Domingão do Faustão, e conta ainda sobre a preparação para correr a São Silvestre – ele já cruzou a linha de chegada da corrida cinco vezes.
“Quis mostrar três desafios que são comuns às pessoas, de uma forma geral: emagrecer, correr e dançar. As pessoas não dançam por vergonha, não correm por falta de iniciativa e não fazem atividades físicas por preguiça”, diz Fernando em entrevista ao Blog da Editora Record.
O apresentador fala ainda sobre um episódio de depressão que acabou atrasando um desses desafios – e é uma condição da qual ele se trata até hoje. “Tem muito de mim no livro, eu espero que o público que gosta do Bem Estar, de me ver dançando e das minhas histórias possa me conhecer um pouco mais e ver como eu engrenei os desafios por um outro viés, um lado que nem sempre foi mostrado, e como de fato foi difícil e verdadeiro tudo o que passei”, afirma Rocha.
“Será que é isso mesmo? Se fosse assim, todo mundo que tivesse condições de pagar um nutricionista seria magro. Quanto mais dinheiro, mais magro. Quanto mais rico, mais magro. Não é assim. Essa batalha contra hábitos antigos, contra esse lugar da comida no coração, no afeto e também no desamparo, na solidão, tem várias abordagens. Comida é esse tanto de sentimento que, muitas vezes, não tem ligação com dinheiro”, escreve o jornalista.

 

LANÇAMENTO
Livro: Na medida do possível (ou quase) – Um não manual para uma vida saudável e feliz (BestSeller), de Fernando Rocha
Loja: Lorena
Quando: dia 15 de setembro, às 15h