Vida vegana

Com receitas e dicas práticas, Alana Rox lança o volume dois do diário em que compartilha seu jeito de viver

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 187 (Novembro/2019)

Alana Rox. /Fotos Divulgação

Autora de Diário de uma vegana, em que compartilhou um pouco de sua história pessoal e muitas receitas saborosas, a escritora e apresentadora Alana Rox publica, três anos depois do seu livro de estreia, Diário de uma vegana 2 – O despertar (Globo Estilo), que ela autografa dia 4 na loja da Lorena.

O livro, diz Alana, nasceu de uma demanda tão específica quanto corriqueira: o volume de perguntas, algumas muito frequentes, que ela recebe continuamente nas redes sociais. Especialmente sobre situações práticas na vida de quem optou pelo veganismo. Entres as questões, há dúvidas assim: “consigo fazer um jantar para impressionar o crush?” ou “dá para fazer uma festa só com receitas veganas?”. “As pessoas querem saber como o veganismo mudou a minha vida, quais os benefícios que trouxe para minha saúde, uma dica de um docinho delicioso. Então resolvi responder tudo neste livro”, diz Alana.

“Eu despertei para as questões químicas também. Não queria utilizar nem passar no meu corpo nada que não fosse natural, nada que eu não soubesse o que era. Reuni dicas simples e superpráticas que são completamente naturais”, diz Alana sobre as dicas de tratamento vegano para animais de estimação, para limpeza da casa e até cosméticos naturais e caseiros,  como esfoliante para os lábios, tônico antioxidante para o rosto, primer e batom.

Sobre as receitas que ela sugere que o leitor experimente, nenhuma delas ultrapassa dez minutos de preparo – além do tempo de forno, quando for o caso. Tudo feito com ingredientes baratos e fáceis de encontrar e sem desperdiçar nada, nem as sementes e cascas, ressalta. Nas receitas veganas (e sem glúten) de Alana, a ideia é que tudo seja saudável, prático e econômico.

Entre as dicas, tem brigadeiro de panela sem leite de animais, pão de mandioquinha, que, ela diz, fica melhor que o pão de queijo, receitas para levar na lancheira e queijos feitos a partir de leites vegetais, plantas e grãos.

/Fotos Divulgação

“Acho que o livro traz o que acredito ser um caminho para uma forma de viver nova e transformadora. Ele é mais do que um guia de receitas, vai muito além de um estilo de vida, e mostra um caminho necessário para uma vida saudável, sustentável e deliciosa”, afirma Alana.

Alana diz que nasceu vegetariana, mas que demorou um tempo considerável para entender o que isso significava. Natural de
Joinville, em Santa Catarina, sua família não é vegetariana, mas ela afirma que não aceitava alimentos de origem animal desde bebê. Se alimentava de queijos, massas, pães e amidos pensando que era uma opção saudável. Com imunidade baixa e recorrentes problemas de saúde, sofreu de transtorno de ansiedade e síndrome do pânico por uma década.

Com uma crise de enxaqueca, o médico perguntou se ela relacionava a dor à alimentação e foi a partir desse episódio que começou a pesquisar e busca informações sobre o que seria possível tentar, via alimentação, para evitar o adoecimento do corpo. Autodidata, diz que contou com a ajuda de médicos amigos sobre os mais diversos temas relacionados a fisiologia humana, química natural dos alimentos e a relação dos alimentos com reações bioquímicas fisiológicas. O veganismo, afirma, foi um divisor de águas em sua vida. Para compartilhar suas receitas com os amigos, criou o perfil The Veggie Voice nas redes e atualmente possui mais de 300 mil seguidores.

Alana escreveu seu primeiro livro, Diário de uma vegana, em 2016, quando também estreou um programa homônimo no canal GNT, que teve duas temporadas. No ano passado, ela inaugurou em São Paulo o Purana, restaurante e café, e ministra cursos e palestras sobre veganismo e alimentação natural em todo o Brasil.

 

LANÇAMENTO
Livro: Diário de uma vegana 2 – O despertar (Globo Estilo), de Alana Rox
Loja: Lorena
Quando: dia 4 de novembro, segunda, das 18h30 às 21h30