Tempo de celebrar

Martha Medeiros autografa O meu melhor, uma coletânea de crônicas para comemorar 25 anos de carreira

*Matéria publicada na revista Vila Cultural Edição 181 (Maio/2019)

A escritora Martha Medeiros faz sessão de autógrafos dia 8 de maio na loja da Lorena para o lançamento de O meu melhor (Planeta), que traz cem crônicas publicadas ao longo de sua carreira e quatro textos inéditos. Martha participou recentemente do projeto Navegar é Preciso, da Livraria da Vila, e está celebrando 25 anos de produção literária. No intervalo de duas décadas e meia, transformou-se numa das cronistas mais lidas e queridas do País.

Para celebrar essa trajetória, editou os textos que mais reverberaram entre leitores. A maioria das crônicas do livro é sobre relacionamentos, com o outro ou consigo mesmo. E há também textos que viralizaram na internet – como Uma oração para os novos tempos, escrito em 2013 e que ganhou as redes sociais em 2018.

Sobre mídias sociais, pelas quais começou a se interessar muito recentemente e que usa para interagir com seus leitores, Martha disse, em entrevista à Vila Cultural, que tem aprendido que “a qualidade das pessoas que seguimos faz toda a diferença”. “Redes sociais podem ser fonte de cultura, de humor, de reflexão, desde que não se abra totalmente a porteira desta terra de ninguém. Tem também o benefício de resgatar amizades antigas, iniciar namoros etc., mas este não é o meu foco. Me interesso pouco por fotos de formaturas e festinhas, me concentro mais em opiniões e compartilhamentos culturais de jornalistas, artistas e amigos que têm uma visão interessante sobre o que acontece no mundo”, declarou.

Entre as crônicas selecionadas para o novo livro estão O mulherão, A melhor versão de nós mesmos e A morte devagar – conhecida nos países latinos como Muere lentamente e nos países de língua inglesa como Die slowly. Entre textos inéditos, está A sério, que encerra o livro e no qual Martha escreve o seguinte: “Somos um grão de areia, daqui a alguns anos nem seremos mais lembrados, a não ser que tenhamos sido generosos, agradáveis e tivermos repartido nosso conhecimento”.

Falando da recente mobilização e ativismo em torno da leitura e do livro, Martha diz que “incentivar a compra de livros é sempre emergencial num país que lê tão pouco”. “Então estou achando ótimo esse movimento todo, essa valorização que o livro de repente conquistou. Com crise ou sem crise, o incentivo à leitura deveria ser permanente. Sempre que posso eu indico livros nas minhas colunas e cito a importância que ler teve na minha trajetória pessoal – não só profissional. Desse fuzuê todo, o que eu gostaria mesmo é que as livrarias de porte médio e pequeno se fortalecessem, que voltássemos a ter livrarias de calçada e que voltássemos a ser atendidos por pessoas que conhecem bem o produto que estão vendendo.”

 

LANÇAMENTO
Livro: O meu melhor (Planeta), de Martha Medeiros
Loja: Lorena
Quando: dia 8 de maio, a partir das 18h30