O valor dos sonhos

Gustavo Cerbasi propõe redução de custos fixos e fartura do que é importante em A riqueza da vida simples

*Matéria publicada na revista Vila Cultural Edição 182 (Junho/2019)

Gustavo Cerbasi. Foto Divulgação

Autor best-seller com Casais inteligentes enriquecem juntos, o economista e escritor Gustavo Cerbasi autografa seu novo livro, A riqueza da vida simples (Sextante), dia 4 de junho na loja do Shopping Pátio Higienópolis. Com duas décadas de trabalho dedicado à educação financeira, Cerbasi se mantém em sintonia com os valores atuais do mundo contemporâneo para propor um novo modelo de construção de riqueza, baseado em escolhas sustentáveis.

Ao invés de abrir mão de qualidade de vida para manter um padrão incompatível com a realidade de cada um, Cerbasi propõe, no livro, reduzir os custos fixos, adotar o minimalismo e ter fartura apenas do que é genuinamente importante para você. O foco do livro, cujo subtítulo é Como escolhas mais inteligentes podem antecipar a conquista de seus sonhos, ele confirma, está na redução das ineficiências relacionadas ao padrão de vida. “Não se trata de poupar centavos, mas de fazer mudanças estruturais que deixem sua vida financeira menos engessada”.

Cerbasi apresenta o projeto de sua casa inteligente e autossustentável, discute os desafios da sociedade frente ao desperdício e aponta caminhos para quem busca mais equilíbrio e liberdade tanto no presente quanto no futuro. “Independentemente de quanto recebemos pelo nosso trabalho ou de nossos investimentos, o que determina nossa saúde financeira são nossos gastos. Em outras palavras, não é a nossa renda, mas sim o nosso consumo que determina se teremos ou não dificuldades financeiras, se somos ricos ou não”, escreve Cerbasi no livro.

“A renda é, sem dúvida, um limitador de nossas escolhas. Mas ainda temos liberdade de escolha enquanto não decidimos onde e como morar, como nos deslocar para o trabalho, como nos educar, como nos alimentar”, ele argumenta. Com questões estratégicas para o leitor, do tipo “você trabalha para viver ou apenas vive para trabalhar?”, o livro se propõe a ensinar que uma vida rica tem a ver com a realização de sonhos e dá dicas práticas. Entre elas, ter planos para se blindar contra o aumento dos gastos – tanto a inflação como o encarecimento da vida imposto pela idade; repensar o tamanho e o valor do imóvel onde vive ou do carro que possui; estudar para fortalecer sua empregabilidade e sua motivação para o trabalho ou reavaliar seus planos com frequência e melhorar seus investimentos.

Mestre em administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), Cerbasi tem especializações em finanças pela Stern School of Business, da Universidade de Nova York, e pela Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo. Ele promove o curso online Inteligência financeira e dá palestras e consultorias em todo o Brasil, além de já ter publicado mais de 15 livros.

 

 

LANÇAMENTO
Livro: A riqueza da vida simples – Como escolhas mais inteligentes podem antecipar a conquista de seus sonhos (Sextante), de Gustavo Cerbasi
Loja: Shopping Pátio Higienópolis
Quando: dia 4 de junho a partir das 19h