Hora da verdade

Jessé Souza investiga, analisa e desconstrói conceitos em A classe média no espelho

Autor de A elite do atraso (LeYa), entre outras duas dezenas de títulos que já publicou, o escritor e sociólogo Jessé Souza faz sessão de autógrafos de seu novo livro, A classe média no espelho (Sextante), dia 13 de dezembro na loja do Shopping Pátio Higienópolis. Professor e pesquisador, Souza propõe “uma visão original e inovadora dessa classe fundamental da sociedade”. O livro inclui, entre outras análises, resultados de centenas de entrevistas realizadas entre 2015 e 2018 com pessoas das mais variadas frações da classe média e mostra, como ele diz, “como nós chegamos na situação em que estamos hoje”.
“Embora possa ser libertadora e emancipadora, a verdade também pode ser bastante incômoda. Apesar de dizermos o contrário para nós mesmos, todos nós amamos as mentiras que confirmam a vida que levamos na prática e que legitimam as nossas ilusões. E detestamos a verdade que nos mostra que somos diferentes daquilo que imaginamos”, escreve Souza ao se dedicar a traçar um panorama histórico que resgata “as origens dos valores morais e desvenda os mecanismos de poder invisíveis que há tanto tempo manipulam a classe média e mantêm sua docilidade frente à sua exploração pela elite”.
Um dos objetivos do livro é desconstruir os maiores mitos que, diz o escritor, procuram perpetuar o desconhecimento da classe média sobre si mesma. O primeiro desses mitos é o de que trata-se classe média como um conceito, uma definição, que é determinada exclusivamente pela renda de parte significativa da população. Por isso, o propósito é ir além das teorias sociais que se baseiam apenas na esfera do dinheiro e do poder para dar lugar a uma análise mais profunda das ideias e dos valores morais dessa parcela da sociedade.
O segundo mito, explica o escritor, é a concepção cultural do brasileiro “vira-lata”, inferior, emotivo e corrupto por natureza – “mentiras que a elite e seus intelectuais inventaram para melhor doutrinar e manipular a classe média”. Jessé reconstrói a história dessa classe no mundo e no Brasil, e reflete sobre a posição que a classe média assume na relação com a elite e as classes populares no país.
Souza fez doutorado em sociologia pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e pós-doutorado em psicanálise e filosofia na The New School for Social Research, em Nova York. Atualmente, ele é professor titular de sociologia da Universidade Federal do ABC.

 

LANÇAMENTO
Livro: A classe média no espelho (Sextante), de Jessé Souza
Loja: Shopping Pátio Higienópolis
Quando: dia 13 de dezembro, às 19h