Festa do Livro Infantil

Todos os títulos do segmento têm descontos de até 60% nos dias 21 e 22 de setembro

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 185 (Setembro/2019)

Ilustração Jonas Ribeiro Alves

Anote na agenda e programe-se: nos dias 21 e 22 de setembro, mantendo uma tradição que tem se repetido há anos, a Livraria da Vila faz uma ação especial e realiza a Festa do Livro Infantil, que garante descontos de até 60% em todos os títulos do segmento.

Iniciativa de estímulo e incentivo à leitura, a Festa do Livro Infantil é uma ótima oportunidade também para a garotada literalmente se jogar na festa das letras com uma programação especial que, ao longo do mês, inclui presenças ilustres como a do ator Lázaro Ramos, que faz um pocket show na Lorena dia 7, durante a sessão de autógrafos de Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e Jaser, lançamento da Carochinha Editora, ou da escritora e roteirista Thalita Rebouças, que se transformou em voz das mais respeitadas entre os adolescentes ao longo de sua carreira. Também na Lorena, Thalita recebe leitores e fãs para o lançamento de Confissões de uma garota linda, popular e (secretamente) infeliz, terceiro livro da série Confissões, da editora Arqueiro.

“Tem uma história que acho muito curiosa de uma mãe que me perguntou: ‘meu filho não gosta de ler, o que eu faço para ele ler?. E eu respondi: ‘leia! Vendo seu prazer com a leitura, ele vai ler também’. E é transformador. A cada livro em que você se encontra, que você descobre novas coisas, você já vira uma outra pessoa”, diz o ator Lázaro Ramos (leia aqui), um defensor incondicional da leitura como uma vivência, uma experiência transformadora.

“Num país como o nosso, penso que devia haver mais interesse dos governos ou das editoras pelos livros infantis porque você cria e forma o leitor na infância. Por isso, sempre digo que cabe ao autor de livros para crianças uma responsabilidade e um trabalho enormes: o de conquistar o leitor pelo prazer de ler. Inclusive porque o país não foi desbravado, por assim dizer, com um livro na mão”, disse o escritor Ziraldo, autor do clássico O Menino Maluquinho, em entrevista à Vila Cultural.

E para os fãs de Ziraldo, uma ótima dica é a 5, 4, 3, 2, 1 – Mônica e Menino Maluquinho perdidos no espaço, da Melhoramentos. De Manuel Filho, o livro junta não só os adoráveis personagens de Ziraldo e Mauricio de Sousa como os traços de ambos, que assinam as ilustrações de uma divertida aventura interplanetária. Porque tão importante quanto ler é se permitir passear pela fantasia e imaginação que vêm junto com o prazer da leitura.