A voz em versos

Depois do sucesso de Tudo nela brilha e queima, Ryane Leão lança novo livro com poemas feministas

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 187 (Novembro/2019)

Ilustração de Laura Athayde para o livro de Ryane Leão

A poesia é minha chance de ser eu mesma diante de um mundo que tanto me silencia. É minha vez de ser crua. Minha arma de combate. Nossa voz ecoada. Nossa dor transformada”, afirma a escritora, professora e poeta Ryane Leão, que se autoapresenta como mulher preta, tem um público cativo de algumas dezenas de milhares de seguidores nas redes sociais e é voz das mais potentes em saraus e slams – os “desafios” de poesias faladas – em São Paulo. Ryane acaba de lançar seu novo livro, Jamais peço desculpas por me derramar (Planeta), abrindo a programação cultural da loja da Fradique dia 1º de novembro.

A dedicatória do livro, “a todas as pessoas que têm correntezas vorazes se lançando dentro do peito” e o subtítulo escolhido por Ryane, Poemas de temporal e mansidão, indicam toda a intensidade dos versos, temas e intenções de Jamais peço desculpas por me derramar. “As mudanças mais bonitas/ não vêm com calma e sossego/ são uma ventania incontrolável/ jogando tudo pra cima/ nada cai no mesmo lugar/ nem as coisas/ nem o coração/ nem você/ – o tempo fechado nos abre”, escreve a poeta num dos textos.

Com o livro Tudo nela brilha e queima, também lançado pela Planeta, Ryane já vendeu mais de 40 mil exemplares, um feito extraordinário para um título de poesia no mercado editorial brasileiro. No novo livro, ela publica mais de 60 poesias feministas. A obra trata de temas como amor, ruptura, dor, desapego e a relação caótica entre as mulheres e as cidades. A coleção de poesias, acompanhada de ilustrações de Laura Athayde, também aborda questões ligadas às causas raciais e LGBT.

Ryane Leão espalha poesia pela cidade de São Paulo há mais de sete anos. Com o projeto Onde
jazz meu coração, a mato-grossense divulga seu trabalho por meio de lambe-lambes e pelas redes sociais, que já acumulam mais de 700 mil seguidores. A escrita da autora busca a representatividade da mulher na arte. Como ela escreve no texto Ecoar: “Minha pele é marcada por palavras/ que contam a história/ de uma mulher que nasceu oceano/ lava e vento/ gero, queimo e contorno/ todos os cantos/ do mundo.”

 

LANÇAMENTO
Livro: Jamais peço desculpas por me derramar – Poemas de temporal e mansidão (Planeta), de Ryane Leão
Loja: Fradique
Quando: dia 1o de novembro, sexta, das 18h30 às 21h30