Palavras que transformam

Depois de divulgar poemas por meio de lambe-lambe, professora e ativista Ryane Leão estreia em livro

*Matéria publicada na revista Vila Cultural 167 (março/2018).

Da fugacidade das ruas para o formato perene e documental das páginas de um livro. Esta seria uma jornada perceptível no trabalho de Ryane Leão, autora do livro de poesias Tudo nela brilha e queima (Planeta), em que trata de temas como o amor, a dor e empoderamento com voz única. Criadora do projeto Onde jazz meu coração, a professora, poeta e ativista mato-grossense radicada em São Paulo originalmente escolheu divulgar seu trabalho por meio de lambe-lambes e pelas redes sociais. Gerou tanta identificação que coleciona, além de histórias e elogios, 150 mil seguidores nas redes sociais.
“A poesia é minha chance de ser eu mesma diante de um mundo que tanto me silencia. É minha vez de ser crua. Minha arma de combate. Nossa voz ecoada. Nossa dor transformada”, afirma Ryane, cujo livro saiu no final do ano passado. Ela não esconde que busca, sim, a representatividade da mulher na arte.
Ruptura, dor, desapego e a relação caótica entre as mulheres e as cidades também aparecem nos poemas. A seleção de poemas do livro aparece ao lado de ilustrações de Laura Athayde, e aborda ainda questões ligadas às causas raciais e LGBT. Ryane escreve há mais de uma década e é presença certa em saraus e slams que se multiplicam por São Paulo e pelo Brasil.