Adicionar aos Favoritos
24 de fevereiro das 17:00 às 21:00
O agronegócio brasileiro é um verdadeiro colosso. Como definem os americanos, ele é um notável produtor dos 5 Fs: Feed, Food, Forest, Fuel, Fiber e mais 4.000 outros produtos usados diariamente pela minha família e pela sua.
Nesse sentido, como o Brasil passou de sexto maior importador de alimentos, em 1990, para se tornar, atualmente, um dos maiores exportadores de alimentos — se não o maior — do mundo? Em 2023, enviamos comida para mais de 223 países e territórios.
Ora, o país tem um excelente clima e solos apropriados para o seu uso agropecuário. Mas nessa equação, o terceiro tripé é o agricultor, representado por homens e mulheres que construíram esse notável sistema agroalimentar.
Hoje, não basta propagar o grande potencial que o Brasil tem, mas sim o grande diferencial de que o país produz cada quilograma de proteína animal ou vegetal. Não somos apenas um dos maiores exportadores de comida do planeta, mas somos, sem sombra de dúvida, o maior exportador de sustentabilidade no cenário global.
Dessa forma, é muito bem-vinda a obra Da porteira para o mundo - volume 2, no sentido de contar melhor essa história. É importante realçar que se os produtores não contarem a sua história, alguém a contará com a sua visão de mundo e com os seus enviesados preconceitos.
Dostoievski dizia que “como você poderia viver e não ter história para contar?”. É disso que se trata esta obra, uma bela história de homens e mulheres que construíram esse setor que é o dínamo de nossa economia!
Há alguns anos a revista The Economist fez uma matéria interessante sobre o campo brasileiro. Dizia o texto: "Se você perguntar qual produtor agrícola vai ser mais importante nos próximos 40 anos, a resposta seria provavelmente: alguém que aumentou muito a sua produção e parece capaz de continuar aumentando; alguém que possui reservas de água e de terras; alguém que seja capaz de manter um grande rebanho bovino; alguém que seja produtivo sem subsídios estatais massivos e, talvez, alguém com disponibilidade de áreas férteis... Em outras palavras, você estaria descrevendo o produtor do Brasil”.