A capital do fervo

Em Metrópole à beira-mar, Ruy Castro mostra um Rio de Janeiro moderno bombando nos anos 1920

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 187 (Novembro/2019)

Foto Divulgação

Não trabalho com nostalgia, trabalho com fatos”, disse, alguns anos atrás, em entrevista à Vila Cultural, o jornalista e escritor Ruy Castro. É uma dica e tanto para ler o novo livro de Ruy, Metrópole à beira-mar – O Rio moderno dos anos 20 (Companhia das Letras), que ele autografa dia 27 de novembro na loja da Lorena.

Mineiro de nascimento e desde sempre apaixonado pelo Rio de Janeiro, onde vive, Ruy também respondeu o seguinte quando perguntando sobre o que há de mais mineiro e de mais carioca em sua personalidade: “De mineiro, a paixão por tutu com torresmo. De carioca, o resto.” Dito isso, o novo título promete ser um retrato saboroso e apaixonante de “uma cidade em convulsão na imprensa, na literatura, na música popular, na ópera, no teatro, nas artes plásticas, no cinema, na caricatura, na praia, na ciência, na arquitetura, no futebol, na luta das mulheres, nos costumes, no sexo e nas drogas”, como informa a sinopse do livro. E se o Brasil da década de 1920 ainda engatinhava rumo à modernização, o Rio de Janeiro tinha vida própria e já era sinônimo de arrojo e vanguarda, argumenta Ruy. A capital fervilhante é ao mesmo tempo o cenário e a protagonista do livro.

Entrelaçando eventos políticos e culturais à trajetória dos personagens da cidade, alguns nomes icônicos, de áreas diversas, das artes à política, da ciência ao jornalismo, têm presença garantida em Metrópole à beira-mar. Adalgisa Nery, Agrippino Grieco, Aracy Cortes, Bertha Lutz, Bidu Sayão, Carlos Chagas, Carmen Miranda, Cecília Meirelles, Di Cavalcanti, Francisco Alves, Gilka Machado, Ismael Nery, João do Rio, Laurinda Santos Lobo, Lima Barreto, Manuel Bandeira, Murilo Mendes, Patrocínio Filho, Pixinguinha, Procópio Ferreira, Ronald de Carvalho, Roquette-Pinto e Villa-Lobos, assim mesmo, em ordem alfabética, são alguns dos nomes que aparecem no livro como figuras-chaves, que fizeram o Rio ser e acontecer há um século.

Colunista da Folha de S. Paulo, Ruy Castro começou a atuar como jornalista em 1967, no jornal Correio da Manhã, do Rio, e passou por todos os grandes veículos da imprensa carioca e paulistana. A partir de 1990, concentrou-se mais nos livros. É autor de biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, e de livros de reconstituição histórica sobre a Bossa Nova, Ipanema e o Flamengo. Cidadão benemérito do Rio de Janeiro, é sempre citado como um dos grande biógrafos do país.

 

LANÇAMENTO
Livro: Metrópole à beira-mar – O Rio moderno dos anos 20 (Companhia das Letras)
Loja: Lorena
Quando: dia 27 de novembro, quarta, das 18h30 às 21h30