É tudo mentira

Desconstruir para Construir propõe conversa sobre fake news e as consequências das notícias falsas

Fake news é o tema do projeto Desconstruir para Construir que acontece no dia 21 de agosto às 19h, na loja da Fradique. Mediado pela jornalista Regina Volpato, autora do livro Mudar faz bem (Planeta) e apresentadora do programa Mulheres, da TV Gazeta, o encontro terá participações da jornalista, escritora e professora da PUC Pollyana Ferrari, que já publicou vários livros sobre comunicação digital, do jornalista Beto Freitas, especialista em comunicação corporativa e mestrando em tecnologias da inteligência e design digital, e do professor Cláudio Luis de Camargo Penteado, que é doutor em ciências sociais e pesquisador de temas relacionados à mídia, poder e conflitos no ciberespaço.
Autora, entre outros, de Jornalismo digital (Contexto), Pollyana Ferrari lançou recentemente Como sair das bolhas (EDUC), em que o tema fake news é um dos destaques. Com conteúdo originalmente produzido para sua pesquisa de pós-dourado, o livro, como ela diz, veio a público também por causa da urgência de se falar do assunto em ano eleitoral no Brasil. “Embora fake news não seja algo novo, o tema foi revigorado a partir da explosão das informações geradas ou compartilhadas nas redes sociais, pois houve um barateamento na produção e disseminação de conteúdos, saindo o polo emissor das mãos apenas dos jornalistas e ganhando escala entre os cidadãos comuns”, explica o texto que apresenta o livro de Pollyana.
Lembrando que a expressão “pós-verdade” ganhou destaque até como verbete nos dicionários Oxford a partir de 2016, a professora indica que no momento atual da sociedade os apelos emocionais são muito eficazes ao mobilizar a opinião pública, o que implica riscos enormes que ameaçam as sociedades democráticas.
O Desconstruir para Construir promove, desde o ano passado, debates e discussões sobre temas instigantes e desafiadores. Com presença de escritores e especialistas em suas respectivas áreas de atuação, as conversas incluem temas tão distintos como transexualidade, ativismo ambiental ou produção cultural, entre
tantos outros.

 

DESCONSTRUIRPARA CONSTRUIR
O que é: Conversa sobre fake news, com mediação da jornalista Regina Volpato e participação de Pollyana Ferrari, Cláudio Luis de Camargo Penteado e Beto Freitas
Loja: Fradique
Quando: dia 21 de agosto, às 19h