Só craques

Combinando aprendizado e diversão, álbum de figurinhas traz autores de cinco países

“Nossa expectativa é gerar diversão e aprendizado ao mesmo tempo”, diz Flavio Seibel, diretor da Livraria da Vila, sobre o lançamento do Livro Ilustrado Seleção de Autores da Vila, versão 2018. É o “álbum de figurinhas oficial” da Vila, que traz a tradição literária e dezenas de autores de cinco países – Alemanha, Brasil, Inglaterra, França e Rússia – ao dar forma à ideia e ao projeto que mobilizou a equipe da Livraria “no clima” da Copa do Mundo.
Tal qual o álbum que reúne, de quatro em quatro anos, jogadores e colecionadores de diferentes times, a intenção deste primeiro álbum da Livraria da Vila é mobilizar amantes da literatura e celebrar memórias e relevância histórica, em uma cronologia que vai até o século 19 como data limite para o nascimento dos homenageados, na documentação de craques das letras (leia na página ao lado).
“Escolher os autores foi um processo bastante complexo por envolver países com muita tradição literária. Tivemos que escalar este ou aquele em detrimento de outros, ou seja, deixando-os de fora dos ‘times’. Definidos os ‘convocados’, partimos para o ataque: criar as artes com a imagem de cada um e sistematizar informações biográficas, o que foi bastante divertido também. Produzir imagens coloridas ou em preto e branco? Optar por desenhos mais literais em relação às imagens originalmente pesquisadas ou imaginar traços de caricatura? Que informações usar? Tomadas todas essas decisões, realizamos o trabalho e gostamos bastante do resultado final”, afirma Seibel, que assumiu as responsabilidades como coordenador e editor-chefe do projeto. Ele ressalta a mobilização de todo o time da Livraria da Vila, cada um com suas habilidades e expertises.
Coordenador da loja do Pátio Batel em Curitiba e expert em literatura russa, Isaías Carvalho Jr. apresentou a ideia original do álbum depois de ver, nesta Vila Cultural, a matéria que era uma seleção de autores russos, também ilustrados com desenhos acompanhados por um pé-biográfico para cada autor. “Escolhemos cinco países com grande história literária e escalamos onze titulares de cada um deles. Claro que, como técnicos, não agradaremos a todos – tivemos que optar entre um craque e outro. Um desafio e tanto”, diz o texto que apresenta o álbum. “Como as fontes de imagens eram as mais diversas possíveis, pois há autores que viveram em épocas diferentes, alguns com ótimas referências fotográficas, outros conhecidos só por artes ou pinturas, o desafio foi criar um estilo atemporal para todas as imagens”, diz Jonas Ribeiro Alves, que assina o layout e as figurinhas do álbum, com assistência e pesquisa da estagiária de criação Ariane Chaves. Aline Noggerini, Isaías Carvalho, Rafael Menezes e Valéria Palma colaboraram com os textos do projeto, que quer despertar a curiosidade de novas gerações, sugerindo, a partir de um formato contemporâneo e divertido, o interesse e as pesquisas sobre história da literatura.

 

Histórias para descobrir

Além do talento extraordinário, o que o escritor russo Fiódor Dostoiévski, o dramaturgo inglês William Shakespeare, o brasileiro Monteiro Lobato, o alemão Johann Wolfgang von Goethe e o francês Gustav Flaubert têm em comum? Integrantes de diferentes times, que representam toda a tradição literária de seus respectivos países de origem, com idiomas, escolas literárias e épocas distintas, eles estão no álbum de figurinhas da Livraria da Vila como personagens de relevância incontestável para sugerir que o aprendizado da história da literatura é um tema tão fundamental quanto intemporal.
Autor de Noites brancas, Crime e castigo e Os irmãos Karamazov, Dostoiévski é citado como um dos mais importantes autores russos de todos os tempos. Quase foi fuzilado, esteve preso e sua vida certamente daria um romance. Goethe foi um dos nomes-chaves do romantismo alemão e escreveu, entre outros livros, o clássico Os sofrimentos do jovem Werther. Shakespeare, cuja obra até hoje movimenta palcos do mundo inteiro, eternizou temas e personagens com peças como Romeu e Julieta, Rei Lear, Hamlet e Macbeth. Como precursor da literatura infantojuvenil, Monteiro Lobato marcou gerações com obras como Reinações de Narizinho e o Sítio do picapau amarelo. Acusado de imoral com seu realismo intenso, o francês Gustav Flaubert eternizou sua vida e sua obra com Madame Bovary, que ainda hoje inspira novas histórias literárias. Todas essas curiosidades sobre a vida e a obra de um total de 55 autores constam no álbum da Livraria da Vila como um convite irresistível para aprender, colecionar e se divertir, não necessariamente nesta ordem.