Sobre transexualidade

Desconstruir para Construir reúne os escritores Amara Moira e Pedro Neschling, que lança o romance Supernormal

Além da transexualidade é o tema do encontro deste mês no projeto Desconstruir para Construir, que acontece na terça-feira, dia 29, a partir das 19h, na loja da Fradique. Com mediação da jornalista Regina Volpato, que é apresentadora do programa Mulheres, da TV Gazeta, a conversa reúne a pesquisadora Amara Moira, autora do livro E seu eu fosse puta, e do ator, escritor e roteirista Pedro Neschling, que autografa, depois do bate-papo, seu segundo romance, Supernormal, lançamento do selo Paralela, da Companhia da Letras.
Com debates mensais, a ideia original do Desconstruir é exatamente propor uma reflexão sobre temas relevantes, mas ainda controversos, para construir, a partir do diálogo e da diversidade de pontos de vistas, novas percepções e ideias que valorizem o respeito às diferenças e as muitas maneiras de entender a vida no século 21.
Assim, ainda que no plano da ficção, o novo livro de Neschling (leia entrevista com escritor), autor de Gigantes, de 2015, parece sob medida para a pauta da noite. Supernormal conta a história e os conflitos de Beto, que leva uma vida “normal”, dividida entre um emprego no escritório de advocacia da mãe, almoços com os colegas de trabalho e os discos das suas bandas de rock preferidas. Mas suas convicções são alteradas e seu mundo vira de cabeça para baixo ao se deparar com Helena, de quem foi melhor amigo na adolescência e que hoje é uma mulher trans.
Num primeiro momento, o protagonista fica obcecado para compreender a transição que ela enfrentou. Na sequência, passa a questionar a sua própria realidade e todas as certezas que tem em torno da ideia de “normalidade”. Ao rever o que entende como privilégios e preconceitos, também descobre que precisa escolher um lado. O preço dessa escolha, no entanto, pode ser mais dispendioso do que imagina.
Supernormal não é exatamente um livro sobre nós, pessoas trans, mas sobre uma personagem que, ao estranhar nossa existência, passa a estranhar a sua própria e os motivos que tornariam temerária nossa tão característica ousadia de lutar pelo que somos e pelo que dá sentido a nossa vida”, escreve, no livro, Amara Moira, que é doutora pela Unicamp.

 

DESCONSTRUIR
PARA CONSTRUIR
O que é: Conversa sobre transexualidade, com mediação da jornalista Regina Volpato e participação de Amara Moira, autora de E se eu fosse puta, e do ator e escritor Pedro Neschling, que lança o livro Supernormal (Paralela/Companhia das Letras)
Loja: Fradique
Quando: dia 29 de maio, a partir das 19h