Volta ao mundo

Atividades lúdicas, leitura e contação de histórias celebram a diversidade cultural no projeto Férias na Vila

*Matéria publicada na revista Vila Cultural Edição 183 (Julho/2019)

Confira a programação especial do Férias na Vila aqui.

Histórias do mundo é o tema da edição especial do projeto Férias na Vila, que acontece este mês em todas as lojas da Livraria da Vila com uma programação idealizada para o período das férias escolares, quando, apesar de não irem à escola, as crianças podem, sim, permanecer muito próximas dos livros.Histórias do mundo é o tema da edição especial do projeto Férias na Vila, que acontece este mês em todas as lojas da Livraria da Vila com uma programação idealizada para o período das férias escolares, quando, apesar de não irem à escola, as crianças podem, sim, permanecer muito próximas dos livros. Com atrações gratuitas que trazem atividades lúdicas, leitura e contação de histórias, a ideia é valorizar, com o suporte dos livros, as narrativas da ficção como fonte de aprendizado e de transmissão do conhecimento, além de convidar a criançada para novas experiências. Não por acaso, a Turma da Vila, que aparece na capa desta edição e nas próximas páginas, já entrou no clima do Férias, entre aventuras, lendas, mitos e personagens que citam toda a diversidade cultural de um mundo globalizado, em que não faltam referências de tradições, da história e da literatura, com seus aspectos mais fascinantes, reais ou imaginários.

 

 

O pequeno Guto aparece homenageando o flautista de Hamelin, a cidade alemã que, diz a lenda, enfrentou uma terrível infestação de ratos. Depois de muitas tentativas de exterminá-los, o estranho flautista surge como última alternativa para resolver o problema, tal qual acontece no conto folclórico documentado na obra dos Irmãos Grimm.

 

 

 

 

Gui se inspirou em Ivan e o Pássaro de Fogo, da literatura russa, com a aventura do futuro czar que persegue um pássaro coberto de ouro e fogo até chegar a um final surpreendente.

 

 

 

Ceci, que gosta de confundir todo mundo, ataca de Hua Mulan, uma heroína na tradição chinesa que se disfarça de guerreiro para integrar o grupo do exército formado apenas por homens, como se lê no poema que data do século 7, em uma história que também originou o filme de animação Mulan, da Disney.

 

 

 

Já Lia, provavelmente por influência da mãe, que é pesquisadora e lhe deu um livro publicado pela ONU, resolveu homenagear Njinga A Mbande, a rainha do Ndongo e do Matamba que marcou a história de Angola do século 18 com sua força e determinação.

 

 

 

Angola aparece ainda no roteiro do encontro que o jornalista e escritor Sérgio Túlio Caldas tem com a garotada no dia 7 de julho (leia aqui), na loja da Fradique, onde compartilha aprendizados que publicou no livro Com o pé na África, ganhador do Jabuti em 2017.

Mais atual do que nunca, Malala, a cidadã paquistanesa e muçulmana que virou autoridade mundial por lutar, desde os 11 anos, contra os fundamentalistas islâmicos que dominaram sua cidade e proibiram as meninas de frequentar escolas, é o tema da contação de histórias marcada para o dia 6 de julho, na loja do Shopping Pátio Higienópolis. Malala se recusou a aceitar a proibição e, por meio de um blog, passou a denunciar a opressão do Talibã, ganhando notoriedade em seu país e no mundo todo. Para tentar calar sua voz, os fundamentalistas ensaiaram assassiná-la, mas Malala não só escapou do mal como mobilizou atenções mundiais. Ganhou o Prêmio Nobel da Paz e se transformou em Embaixadora da Consciência da Anistia Internacional. É um exemplo incontornável de todo o alcance do conhecimento quando as histórias ganham o mundo.

Confira a programação especial do Férias na Vila aqui.