Embarque à vista

*Matéria publicada na revista Vila Cultural 180 (Abril/2019)

Viagem literária pelo Rio Negro, na Amazônia, o Navegar é Preciso acontece entre 29 de abril e 3 de maio

O projeto Navegar é Preciso, a viagem literária realizada na Amazônia anualmente, há quase uma década, pela Livraria da Vila e a Auroraeco, acontece este ano a partir do dia 29 de abril e tem presenças confirmadas de convidados muito especiais. Entre eles, a escritora Martha Medeiros, a atriz e escritora Maria Ribeiro (leia sobre ela aqui), os escritores João Anzanello Carrascoza, que lança novo livro este mês e Pedro Bandeira, a cantora Mônica Salmaso e os músicos Teco Cardoso e o Nelson Ayres. Para quem quiser participar, ainda há cabines disponíveis e as reservas podem ser feitas na Auroraeco.

Em pleno Rio Negro, a bordo do navio IberoStar, há uma programação que inclui conversas literárias, música e delícias da gastronomia regional, além de diversos passeios no entorno da trajetória de navegação. Da focagem de jacarés aos mergulhos e visitas às populações ribeirinhas, o propósito é exatamente juntar literatura e ecologia ao longo de cinco dias de viagem. O barco parte de Manaus, para onde retorna no dia 3 de maio. Na agenda musical de 2019, por exemplo, Mônica Salmaso, Teco Cardoso e o maestro Nelson Ayres prometem uma homenagem ao poeta Vinicius
de Moraes.

“Minha experiência na Amazônia foi um dos acontecimentos mais fortes que eu vivi. Fui para lá, pela primeira vez, num Projeto Pixinguinha (projeto extremamente importante que acabou e merecia ser retomado). A escala da potência amazônica, a escala de tudo, água, natureza, tamanho das folhas, árvores, as cores dos bichos, os sabores da culinária, tudo isso me colocou num estado de puro maravilhamento e numa percepção de escala da nossa importância diante do planeta. Uma experiência encantada e pedagógica pela qual todo mundo deveria passar”, disse a cantora Mônica Salmaso, sobre a expectativa da viagem.

“Estive no Amazonas em agosto passado e fiquei muito impressionada com a energia e a beleza do lugar. Voltar acompanhada de pessoas que amam os livros da mesma forma que eu amo é um privilégio – me refiro aos outros convidados e também aos leitores que embarcarem conosco. Não sou uma escritora formal, não tenho perfil acadêmico, sou zero teórica. Sou apenas uma colunista de jornal que se tornou querida por muita gente e que vem se mantendo atuante por mais de 20 anos, então espero que os bate-papos sejam igualmente informais e afetivos, que possamos falar da nossa experiência, da excentricidade e alegria que é viver de literatura, e que possamos estimular todos a lerem, lerem, lerem, pois a leitura abre em nossa cabeça uma ampla extensão de conhecimento – e falar sobre extensão no Amazonas tem tudo a ver. Ah, e quero matar saudade do tambaqui e do suco de cajá”, disse a escritora Martha Medeiros, na série especial de entrevistas, para esta Vila Cultural, com os autores convidados deste ano.

“Todos dizem que essa viagem à Amazônia é imperdível. (…) Ver o encontro das águas, observar crianças segurando jacarezinhos, brincando com bichos-preguiça, entre outros animais silvestres… Quando estive numa feira de livros na Amazônia, essas experiências foram marcantes. Comer um pirarucu, com aqueles temperos típicos, é uma experiência que não se pode ter em nenhum outro lugar do mundo”, declarou o escritor Pedro Bandeira ao falar sobre as expectativas.
“É uma experiência singular e de grande impacto nas nossas vidas porque traz muitos aprendizados, trocas generosas entre pessoas e novas amizades ao unir elementos extraordinários – literatura, música, teatro, arte, cultura, floresta, rio, natureza, vida – em único lugar”, diz o curador do projeto, Gil Torres. “Tenho o privilégio de integrar esse barco desde 2014, quando passei a fazer parte do time da Livraria da Vila. Os escritores, músicos e artistas convidados se doam de maneira única nos dias de navegação pelo Rio Negro, estabelecendo uma nova conexão, mais próxima, mais pessoal, com o público que participa da viagem”, afirma Torres.

 

VIAGEM
O que: Navegar é Preciso 2019, com participações de escritores e artistas convidados
Quando: entre 29 de abril e 3 de maio
Onde: Rio Negro, Amazônia, saindo de Manaus
Reservas e mais informações: reservas@auroraeco.com.br e (11) 3086-1731