Carregando Eventos

« Todos Eventos

Adicionar aos Favoritos

31 de maio das 15:00 às 18:00

ESCRITAS DE SI PARA APRENDER A ESCUTAR – TAIS ROMERO – ED. PHORTE
Autor(a): Taís Romero
Editora: Phorte Editora
O que está em foco nesta obra é o papel do registro reflexivo na elaboração do planejamento pelos professores de educação infantil. Busca-se entender a influência do registro para uma reflexão crítica sobre as estratégias formativas. A prática do registro reflexivo confere clareza sobre a relação entre o professor e a sua própria aprendizagem, possibilitando-lhe atribuir sentido ao que vivencia na escola. Ao organizar seu pensamento à medida que registra, o professor abre espaço para interpretações, hipóteses e novas observações. O texto descreve o trabalho de assessoria realizado pela autora para um grupo de três professoras de educação infantil, durante o período de um ano, mostrando a mudança que se verificou nos registros feitos pelas docentes ao longo do tempo, os quais passaram de uma escrita primordialmente burocrática para uma escrita notadamente reflexiva e geradora de transformações. Entende-se que o registro reflexivo, além de constituir-se em uma ferramenta para o professor pensar acerca de sua própria prática, tem o grande potencial de tornar visível a imagem de escola, de criança e de formação que os educadores têm, sendo, por consequência, não apenas uma boa maneira de transformar a prática docente, como também de garantir aos alunos da educação infantil o seu direito de viver a infância em sua plenitude e inteireza
Compartilhar
Detalhes:
Data:
31 de maio
Hora:
15:00 às 18:00
Telefone:
Local:
Alameda Lorena
Alameda Lorena, 1501
São Paulo, São Paulo 01424-005 Brasil