Memórias cativantes

Espetáculo Me dá a tua mão aposta na “arquitetura cênica do imaginário” para contar uma história de amor

O ator Clóvys Torres estreia o espetáculo Me dá a tua mão dia 6 de abril às 20 horas na loja da Lorena, onde faz temporada até o dia 26 de maio. Montagem solo escrita por Torres e desconstruída pelo diretor Amir Haddad, a peça é uma história de amor contada por um homem que recebe visitas em sua casa enquanto sua mulher, no quarto, pede insistentemente pela mão do companheiro. A partir dessa situação, o narrador apresenta as histórias do casal e de várias outras personagens que aparecem no decorrer da trama. “É sobre amor, vida, saudades e morte”, diz Clóvys, que cita a arquitetura cênica do imaginário ao propor o teatro da horizontalidade, em que a presença do público redefine territórios, como indica o trabalho de Haddad.
“À medida que as personagens revelam suas emoções, a plateia mergulha em memórias e esta é a grande poesia deste trabalho. Cada um viajar em suas paisagens, em suas emoções, a partir da provocação deste narrador que desnuda momentos e personagens bem próximos de qualquer pessoa que estiver assistindo”, diz Torres, que usa um acordeom e um berrante como recursos cênicos e sonoros para estimular lembranças
da plateia.
O trabalho de construção do texto e das cenas demorou meses com ensaios públicos e debates desde o primeiro momento, passando por escolas, grupos de estudos, convidados bastante ecléticos, até fechar o texto e uma ideia de contação da história. Só depois houve a interferência de Haddad.
“O que Amir tem feito é uma desconstrução de tudo que eu estava fazendo, me trazendo fortemente a questão da narrativa e do não teatro ou do teatro depois do teatro, como ele diz. Em resumo, a questão da verdade do ator, da entrega, da não representação. É um trabalho que não termina nunca e agora começa uma nova fase da peça que terá sempre provocações do mestre Amir”, avalia Torres.
“É uma peça que segue um fluxo de constante pesquisa e renovação e isso era o que eu queria e precisava”, diz Torres, que apresentou, no mês passado, em São Paulo, outro espetáculo intenso e muito comentado, DesolaDor, sobre o dramaturgo e poeta francês Antonin Artaud.

 

TEATRO
Livro: Me dá a tua mão, espetáculo solo com o ator Clóvys Torres, que assina o texto da montagem
Loja: Lorena
Quando: estreia 6 de abril e fica em cartaz até 26 de maio, sempre às sextas e sábados às 20h