Muito bem-vindos

Martha Medeiros e Pedro Bandeira confirmam presença entre os convidados do Navegar é Preciso 2019

Tão logo um novo ano dá o ar da graça, o hábito de olhar em perspectiva já focaliza, na agenda da Vila, a viagem ecoliterária do Navegar é Preciso, que se transformou em referência no calendário cultural do Brasil. Além do público, escritores e artistas que embarcam no navio IberoStar e viajam pelo Rio Negro, na Amazônia, para conversar sobre literatura, produção cultural, ecologia, entre outras “pautas” que surgem naturalmente no convívio, durante o passeio. A edição 2019 do projeto, uma iniciativa da Livraria da Vila em parceria com a Auroraeco, acontece entre os dias 29 de abril e 3 de maio. As reservas para os que quiserem participar da viagem podem ser feitas na Auroraeco.
A escritora Martha Medeiros, uma das cronistas mais lidas do país, e o escritor Pedro Bandeira, cuja obra influencia muitas gerações, acabam de confirmar presença e fecham o grupo de convidados deste ano. A atriz, documentarista e escritora Maria Ribeiro, o escritor João Anzanello Carrascoza, e a escritora Carola Saavedra, que lançou recentemente Com armas sonolentas, estão entre os autores confirmados. A cantora Mônica Salmaso, que lançou no mês passado o DVD Corpo de baile, o saxofonista e flautista Teco Cardoso e o maestro e pianista Nelson Ayres também integram o grupo e planejam uma homenagem a Vinicius de Moraes nas apresentações musicais programadas para os dias de viagem.
“Minha experiência na Amazônia foi um dos acontecimentos mais fortes que eu vivi. Fui para lá, pela primeira vez, num Projeto Pixinguinha (projeto extremamente importante que acabou e merecia ser retomado). A escala da potência amazônica, a escala de tudo, água, natureza, tamanho das folhas, árvores, as cores dos bichos, os sabores da culinária, tudo isso me colocou num estado de puro maravilhamento e numa percepção de escala da nossa importância diante do planeta. Uma experiência encantada e pedagógica pela qual todo mundo deveria passar. Essa ideia de viver esse lugar imerso na literatura e música é uma espécie de sonho encantado. Eu estou muito feliz por este convite”, disse Mônica à Vila Cultural.
As experiências e expectativas da cantora sintonizam com as vivências de convidados do Navegar em outras edições. “Nada seria mostrado na TV ou em facebooks sensacionalistas. Aquilo era para nós, escritores, artistas cênicos, músicos, e o público de leigos interessados e interessantes que tripulava o navio. Depois dos encontros, novos encontros. Sentávamos à mesa, variando de lugar pra comer e conversar cada dia com um grupo diferente”, disse a atriz e escritora Maitê Proença, que participou do projeto no ano passado.
Para a escritora Beatriz Bracher, que também esteve no grupo de convidados em 2018, “a viagem é organizada de tal maneira que nos vários momentos em que você está com as outras pessoas, nas refeições (em grandes mesas comuns) e nos passeios pelos igarapós e igarapés (precisa ir para saber a diferença), você está envolvido por coisas novas e, assim, as relações pessoais acontecem de forma tranquila, sem forçar a barra, é um monte de gente no meio de lugares lindos, muitas vezes em silêncio absorvendo e sendo absorvido pela floresta se refletindo nas águas escuras e quase imóveis do rio”. O Navegar está na nona edição e completa sua primeira década no ano que vem.

 

VIAGEM
O que: Navegar é Preciso 2019 com participações dos escritores Carola Saavedra, Martha Medeiros, João Anzanello Carrascoza e Pedro Bandeira, da atriz e escritora Maria Ribeiro e da cantora Mônica Salmaso e dos músicos Teco Cardoso e Nelson Ayres.
Quando: entre 29 de abril e 3 de maio
Onde: Rio Negro, Amazônia, saindo de Manaus
Reservas e outras informações: reservas@auroraeco.com.br e
(11) 3086-1731