Opiniões Originais

Leitor voraz, o advogado Pedro Pacífico faz sucesso nas redes sociais com resenhas e dicas sobre livros

Pedro Pacífico

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 184 (Agosto/2019)

Aos 26 anos, o advogado Pedro Pacífico tem protagonizado uma história típica da era digital, com a qual ele mesmo se surpreende. Dois anos atrás, discretamente, ele criou o perfil @book.ster, no Instagram porque queria compartilhar resenhas, opiniões e observações sobre os livros que lia.
Um livro aqui outro ali e a audiência foi aumentando em progressão geométrica. O número de seguidores do perfil já passa dos 100 mil e quis o destino que Pedro se transformasse em influenciador. Fazendo jus ao sobrenome, com sua fala pausada e tranquila, Pacífico agora frequenta feiras, festa e mesas literárias falando com propriedade sobre literatura e internet, sempre baseado nessa vivência recente.
“Digo que para mim tudo tem sido a primeira vez. A primeira Flip, o primeiro debate. É como entrar em um mundo em que tudo já está posto. Mas é importante dizer que não sou um crítico literário, não tenho formação para isso e, como leitor, exponho a minha opinião sobre o que leio. E me interesso sinceramente pela opinião do outro. Não há melhor ou pior. Apenas pontos de vista diferentes”, diz Pacífico.
“Vamos perder juntos o medo de ler aquele clássico russo”, ele diz, exemplificando uma fala que sintoniza com a ideia original do @book.ster, ou seja, tirar a literatura de um suposto pedestal e cultivar o hábito da leitura como uma prática diária, mantendo um conteúdo de qualidade e a originalidade da opinião. “O fato de eu não gostar deste ou daquele livro não significa desestimular a leitura. Ao contrário, a intenção é compartilhar uma opinião que seja verdadeira justamente para influenciar para
a leitura”.
No caminho inverso de outros produtores de conteúdo sobre literatura, Pedro também chegou ao YouTube dois meses atrás. Foi o tempo suficiente para conquistar 20 mil inscritos no canal que incrementa a visibilidade da sua iniciativa pessoal. No saldo mais positivo da experiência toda, por força da audiência, Pacífico já aumentou consideravelmente a média de livros que lê anualmente, agora entre 30 e 40 títulos, não importam autor, gênero ou tema. Ler, para ele, continua sendo a base de tudo.