Para saborear

Claude Troisgros – Histórias, dicas e receitas traz vida e obra do mais brasileiro dos cozinheiros franceses

 

Claude Troisgros – Histórias, dicas e receitas (Sextante), cujo lançamento reúne, na loja da Lorena, no dia 3 de dezembro, amigos, fãs e leitores do superchef francês radicado no Brasil, é um daqueles livros que enchem os olhos, estimulam a imaginação e, claro, abrem o apetite. Não só por causa das receitas deliciosas que o livro apresenta, mas especialmente pelas histórias saborosíssimas que aparecem ao longo de mais de 300 páginas.
Não por acaso o novo livro é apresentado como uma autobiografia de Troisgros, “o mais brasileiro dos cozinheiros franceses”. Seguindo uma cronologia que começa na infância, mais especificamente dentro da cozinha do restaurante dos pais do chef, numa área rural da Borgonha, e chega ao atual momento da carreira do cozinheiro e apresentador de televisão, já que Troisgros combinou seu talento gastronômico com o tempero do carisma e da simpatia para conquistar a audiência, atuando no circuito do entretenimento da gastronomia. Há dez anos, Claude é apresentador no canal GNT e atualmente comanda o Que Marravilha, além de apresentar, ao lado dos chefs Felipe Bronze, André Mifano e Helena Rizzo, o The Taste Brasil.
Junto com histórias pessoais, Troisgros explica, no livro, o que considera primordial para quem quer cozinhar bem, compartilhando conceitos fundamentais, técnicas, combinações de ingredientes e preparações que incrementam a refeição.
Conhecido pela acidez e pela doçura, pela “picância” e pela leveza, tanto no sentido literal como no figurado, Troisgros não faz segredo sobre o ingrediente principal de sua trajetória. “Existem vários tipos de receitas, umas mais difíceis e outras mais fáceis, e qualquer um pode se aventurar, sim. A cozinha é um lugar para compartilhar experiências, um lugar para reunir a família. O importante é colocar amor no que vai fazer”, já declarou.
A história de Troisgros é singular. Ele chegou ao Brasil (a principio para ficar dois anos) com o chef Gaston Lenotre, que veio ao país inaugurar o restaurante Le Pre Catelan, no Rio de Janeiro, depois de um convite inusitado. Catelan chegou na cozinha do restaurante da família de Troisgros em Roanne e perguntou se alguém queria ir ao Brasil para trabalhar com ele. “Eu logo levantei a mão me oferecendo. Escutava coisas incríveis sobre o Brasil que para mim, na época, era a terra do futebol do Pelé e do samba, com mulheres lindas. Quando o contrato acabou, depois de dois anos, eu já estava apaixonado pela cidade do Rio e pela mãe dos meus filhos, minha primeira mulher”, relembrou, declarando que, como um chef respeitado mundialmente, se considera “um embaixador gastronômico do Brasil”.

 

LANÇAMENTO
Livro: Claude Troisgros – Histórias, dicas e receitas (Sextante), de Claude Troisgros
Loja: Lorena
Quando: dia 3 dezembro, às 19h