Novinhos em folha

Confira uma seleção de títulos que movimentam o mercado neste fim de ano e são ótimas dicas de presentes

 

Fogo & Sangue
O livro da Suma das Letras confirma todo o prestígio da ficção de George R.R. Martin, autor de As crônicas de gelo e fogo, série que inspirou Game of Thrones. Nas páginas, a saga dos Targaryen, única família de senhores dos dragões a sobreviver à destruição de Valíria. A trama começa com o lendário Aegon, criador do Trono de Ferro, e segue narrando as aventuras de gerações de Targaryen que lutaram para manter o posto até a guerra civil que quase destruiu sua dinastia.

 

 

Aprendizados
No título da Record, a übermodel gaúcha Gisele Bündchen, que se tornou a brasileira mais conhecida e admirada do mundo, conta muitas histórias pessoais para compartilhar e estimular um objetivo nobre: ter uma vida com mais significado. A jornada de Bündchen, que tem 38 anos, vai da infância em Horizontina, interior do Rio Grande do Sul, à carreira internacional e às experiências da maternidade e do casamento – com o astro do futebol americano Tom Brady.

 

Assombrações
Lançamento da Todavia, o livro do escritor, roteirista e jornalista italiano Domenico Starnone, autor de Laços, publicado no Brasil no ano passado, é um drama sobre ambição, família e velhice. A história se dá a partir de um duelo entre dois personagens, Daniele Mallarico, um ilustrador que percebe que sua reputação e habilidade artística estão desaparecendo, e Mario, seu neto de quatro anos, de quem Mallarico se vê obrigado a cuidar por causa de uma demanda de sua filha.

 

 

Pai Nosso
O livro da Planeta traz o protagonismo e a sabedoria do Papa Francisco, um dos líderes religiosos mais respeitados e queridos na história recente da Igreja Católica. Ao responder às perguntas do padre Marcos Pozza, teólogo e capelão do Presídio de Pádua, na Itália, o Papa Francisco explica uma a uma todas as frases da oração que dá nome ao livro, com observações e comentários sintonizados com a sua missão apostólica e com as inquietudes e as esperanças das mulheres e dos homens de hoje.

 

 

A classe média no espelho
Lançado pelo selo Estação Brasil, o novo livro de Jessé Souza, autor de A elite do atraso, desconstrói, como ele diz, “os mitos que procuram perpetuar o desconhecimento da classe média sobre si mesma”. O primeiro deles é de que a definição de classe média é determinada apenas pela renda. O segundo tem a ver com a concepção do brasileiro “vira-lata”, “inferior, emotivo e corrupto por natureza”. Leia mais sobre o livro nesta edição de Vila Cultural.

 

 

 

Recomece
Título do catálogo da Sextante, o livro de Bráulio Bessa, autor de Poesia com rapadura e Poesia que transforma, é um caderno de perguntas que estimula o leitor a escrever sua própria história a partir do poema que dá nome ao livro. O propósito, a exemplo da temática focalizada por Bessa, é entender que cada desafio pode representar um recomeço, o que, no final das contas, dá mais sentido à vida.

 

 

Antologia do humor russo (1823-2014)
Título exclusivo da Editora 34 para a Livraria da Vila, o livro organizado pela professora Arlete Cavaliere é leitura da melhor qualidade ao visitar, em sequência cronológica e sob a perspectiva do humor, a literatura produzida ao longo de quase 200 anos. Reúne escritores muito conhecidos no Brasil e no mundo todo e outros que aparecem como gratas surpresas. No total, são 37 autores, com pelo menos 40 textos até então inéditos e só agora traduzidos para o português.

 

Cozinha a quatro mãos
Do Senac São Paulo, o novo livro de Rita Lobo sintoniza, a exemplo de outros projetos realizados por ela, com a temporada do programa que a cozinheira e escritora apresenta no canal GNT. A ideia aqui é que o casal – ou uma dupla – se ajude e se divirta na cozinha, além de agilizar processos. Neste caso, com receitas para jantares rápidos e planejamento do almoço do dia a dia, da marmita para levar para o trabalho, do brunch para receber os familiares, além de ideias de happy hour para os amigos.

 

 

A carta do Gildo
O carismático personagem criado por Silvana Rando surge todo serelepe em mais um título da Brinque-Book. A história se constrói quando a pequena Catarina muda de escola e resolve escrever uma carta aos colegas da escola antiga, tratando de suas saudades e impressões sobre seu novo colégio. Só que um furo na bolsa do carteiro faz a correspondência destinada a Gildo se perder, o que é garantia de diversão para a garotada.

 

 

Justiça a qualquer preço
Com a assinatura inconfundível de John Grisham, o título da Arqueiro é garantia de sucesso para os adeptos da ficção e do suspense do escritor. Aqui, com a história de Mark, Todd e Zola, que ingressaram na faculdade de Direito porque queriam mudar o mundo com seu idealismo, e acabaram se envolvendo numa trama perigosa que inclui descobertas de fraudes financeiras, batalhas com bancos e até com o FBI.