Presentes mágicos

Stela Barbieri e Fernando Vilela usam novos encantamentos para recontar narrativa chinesa em Aboborela

Aboborela (Editora Pulo do Gato) é o título do livro que Stela Barbieri e Fernando Vilela lançam dia 29 de setembro na loja da Fradique. Entre os mais prestigiados – e inspirados – autores de livros para o público infantojuvenil, com criações que costumam encantar também os adultos, eles não economizam em magia para contar a história de Shen, um rapaz prestativo e quase sem posses, que vive solitário num singelo vilarejo e é surpreendido ao receber dois presentes de agradecimento que serão cruciais para o resto da sua vida. O primeiro dos presentes é uma flauta, por meio da qual ele envolve todos os seres de sua comunidade. Depois, uma curiosa semente de abóbora, de onde surgirá uma surpreendente e corajosa personagem, Aboborela, moça pela qual Shen se apaixona e com quem, mais do que ajudar, muda a vida das pessoas.
A história é o reconto de um texto de tradição oral chinês e traz, dizem os autores, elementos clássicos do conto maravilhoso, mas também inova em alguns aspectos ao atribuir sagacidade determinante à figura feminina.
Com uma paleta de cores reduzida, a narrativa visual é composta por ilustrações em carimbo, que convidam o leitor a um folhear do livro no eixo vertical, indicando outra vez a assinatura da dupla, que preza pelo rigor da inventividade e do capricho com trabalhos de pura excelência gráfica. Artista visual, contadora de histórias, autora e educadora, Stela já publicou 24 livros ilustrados por Vilela. Ganhou o selo Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em várias de suas publicações. Artista, Vilela é escritor, ilustrador e professor de artes. Já escreveu e ilustrou vinte livros infantojuvenis. O primeiro, Lampião & Lancelote, recebeu em 2007 Menção Honrosa na categoria Novos Horizontes, na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, e lhe rendeu dois prêmios Jabuti.

 

LANÇAMENTO
Livro: Aboborela (Editora Pulo do Gato), de Stela Barbieri e Fernando Vilela
Loja: Fradique
Quando: dia 29 de setembro, às 15h