Um viva para elas

Uma lista com 35 obras adoráveis de escritoras idem no aniversário de 35 anos da Vila

 

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 191 (Março/2020)

 

Como resistir à tentação, neste aniversário de 35 anos da Livraria da Vila em 2020, de uma lista só com autoras cuja leitura é capaz de marcar para sempre? Resistência, neste caso, não fazia o menor sentido, e a equipe da livraria prontamente chegou aos títulos e nomes relacionados nas próximas páginas.

Há obras de tempos, intenções e estilos completamente diferentes. Tem poesia, tem prosa, tem tramas e dramas que confirmam a escrita e a literatura feita por essas mulheres como uma realização artística que ultrapassa até as discussões (mais legítimas) sobre gênero.

Fotos Divulgação

“Foi como rever Amarcord, o filme de Fellini. Causou o mesmo impacto afetivo em palavras”, diz Cordelia Cardoso, da loja Fradique, sobre Léxico familiar (Companhia das Letras), da escritora italiana Natalia Ginzburg, que integra a lista da Vila. Lançado originalmente em 1963, o livro conta uma história que se passa na década de 1930, nos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial. Como consequência da criação de leis raciais na Europa, inúmeras famílias são obrigadas a deixar seu lar, tornando-se apátridas ou sendo literalmente destroçadas pela guerra que se seguiu. É nesse cenário que se inscrevem as memórias de Ginzburg. Nelas, o vocabulário afetivo de um clã de judeus antifascistas se contrapõe a um mundo sombrio, atravessado pelo autoritarismo. Trata-se de uma história de resistência, narrada em “tom menor”, na gênese da obra de uma escritora das mais potentes. Para o escritor Alejandro Zambra, que assina o prefácio da edição brasileira lançada em 2018, Natalia escreve com precisão e fluidez, “com genuíno amor às pessoas e às palavras”.

 

 

“É contemporâneo, inteligente, estimula a imaginação”, diz Cida Saldanha, da loja da Fradique, uma das livreiras mais experientes e queridas da Vila, sobre Esboço (Todavia), livro de Rachel Cusk, escritora canadense radicada na Inglaterra que é outro nome destacado na relação de 35 autoras/livros deste aniversário. Aparentemente simples, a história é transformadora. Na trama, uma escritora vai a Atenas ministrar um curso de criação literária e, além de conviver com os alunos, a quem propõe vários exercícios de narrativas, mantém uma agenda “previsível” para a ocasião, com jantares com amigos, passeios de barco e por aí afora. Enquanto circula, ouve pessoas que falam livremente de fantasias, desejos, ansiedades, famílias, relacionamentos interrompidos, encruzilhadas profissionais. Da vida, enfim. O livro integra uma trilogia, e um dos elogios mais marcantes veio do prestigiado jornal britânico The Guardian, que citou o mérito de ele construir “uma grande variedade de seres humanos com urgência e profundidade”. “Há um prazer sensorial que faz do livro uma leitura tão absorvente quanto um thriller. Um feito estelar”.

 

E o que dizer da poesia feita pela escritora mineira Adélia Prado, que está muitíssimo bem representada com o livro Poesia reunida (Record). Tanto quanto a leitura, o que interessa à poetisa é o encontro que os versos e/ou os livros são capazes de promover. “Quando vejo pessoas reunidas para ouvir poesia penso que ainda temos salvação. Vivemos uma época dispersiva e há um déficit de atenção no mundo. Você não presta mais atenção na pessoa que está conversando com você. De maneira geral, não temos mais audição real nem para nada nem para ninguém. A família não tem para os filhos, os casais não tem um para o outro, o chefe não tem para o empregado, o médico não tem para o paciente, o político não tem para o eleitor, o Tesouro não tem para o contribuinte”, disse Adélia em uma entrevista memorável a esta Vila Cultural. “Estamos todos fazendo coisas o tempo todo e a atenção real é a primeira prova de amor de uma pessoa pela outra. Tudo é levado para uma mecanização da vida. Por isso, ao ver pessoas sentadas, em silêncio, como se estivessem numa capela, para ouvir poesia, para mim é uma situação cheia de esperança.” Confira outras leituras inspiradoras nas próximas páginas.