Viver sem lugar

O escritor e crítico literário Alejandro Chacoff autografa Apátridas, seu primeiro romance

 

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 191 (Março/2020)

 

O escritor, ensaísta e crítico literário Alejandro Chacoff autografa dia 24 de março, na loja da Fradique, Apátridas (Companhia da Letras), seu primeiro romance. Chacoff, que escreve regularmente para a revista Piauí, participa de um bate-papo com o público na noite que marca oficialmente sua estreia como romancista.

Como sugere o título, a narrativa envolve personagens que se sentem sem lugar no mundo, sem pátria. Via ficção, de acordo com o texto de divulgação do romance, há uma reflexão intensa sobre família, desterro, violência e dinheiro no coração do Brasil, que é retratado de forma surpreendente.

Na trama, depois de passar a infância na Filadélfia, o narrador retorna com sua mãe e irmã ao centro-oeste brasileiro. Numa pequena cidade do Mato Grosso, ele vai ter contato com sua família materna, principalmente seu avô, José, que fez fortuna como dono de cartório. A sombra do pai ausente, um homem de moral duvidosa, é uma constante. À medida que as histórias do clã se desenvolvem, o vai e vem no tempo mantém a intensidade da leitura.

Sem idealizações, Alejandro Chacoff “desdramatiza” um Brasil violento e indiferente, “cujo vazio das planícies é também o vazio histórico e de narrativas” em que ele busca os matizes da memória para construir seu romance. “É um livro sobre um pai e um país. Ambos pouco confiáveis, ambos incapazes de cumprir suas promessas. O primeiro é o pai do narrador; o segundo, o Brasil do fim dos anos 1980 e início dos 90”, escreve o diretor e roteirista João Moreira Salles em texto que recomenda vivamente o livro de estreia de Chacoff. “A condição de quem se vê jogado na periferia do mundo o comove; os sonhos e as frustrações de seus personagens são também os dele, o que é outro modo de dizer que não há uma linha escrita sem empatia”, declara Salles.

O escritor Daniel Galera também leu o livro antes da publicação para emitir uma opinião igualmente elogiosa sobre a escrita de Chacoff na ficção. “A riqueza da imaginação é o solvente que nos permite elevar a memória pessoal a um panorama vívido, e poucos livros recentes demonstram isso como esse romance de estreia de Alejandro Chacoff. Ao mesmo tempo crônica familiar e testemunho das engrenagens profundas de um país colonizado e condenado ao atraso, no qual o dinheiro e a burocracia são a matéria-prima das relações afetivas e sociais”,
escreve Galera.

 

LANÇAMENTO
Livro: Apátridas (Companhia das Letras), de Alejandro Chacoff. Haverá bate-papo com escritor.
Loja: Fradique
Quando: dia 24 de março, às 19h – Evento Adiado (A nova data será anunciada em breve).