Charlene Shorto e Carlos Souza lançam Comporta bliss, livro sobre vilarejo dos sonhos em Portugal
Embaixador da marca italiana de luxo Valentino, o brasileiro Carlos Souza, Cacá para os íntimos, assumiu múltiplos talentos tanto como profissional da moda como na vida pessoal, que se dá, como dizem os fashionistas, no circuito jet set internacional. Com seu olhar apurado, gosto pela fotografia e um senso singular de life style e bem-viver, Souza e sua ex-mulher, Charlene Shorto, acabam de publicar, pela Assouline, o livro Comporta bliss, que eles autografam dias 15 e 20 de agosto respectivamente nas boutiques Valentino do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, e no Pátio Batel, em Curitiba.
O livro é sobre a praia de Comporta, uma vila de pescadores que fica na Herdade de Comporta, Alentejo, a uma hora e meia de Lisboa, Portugal, e fez fama por causa de sua beleza natural, inexplorada, quase primitiva, numa região que tem, além de 12 km de praias de areia branca e águas cristalinas, dunas e pinhal combinados por imensos arrozais que entram com o verde para colorir a paisagem local.
Comparada à “Saint-Tropez de Brigitte Bardot” da década de 1950, Comporta ficou famosa também por sua vibe descontraída e artística. Está entre os points favoritos de nomes como o designer Jacques Grange, a relações públicas Françoise Dumas, a ex-modelo Farida Khelfa ou a cantora Madonna, que eventualmente compartilha, no Instagram, imagens de seus filhos na praia ou cavalgando pela região.
Na paisagem local, construções rústicas e cabanas com teto de palha são só dois dos elementos que refletem a simplicidade e o estilo de vida despreocupado como autênticos valores locais, capazes de encantar visitantes que ditam moda e estilo.
“Conheci o vilarejo 35 anos atrás quando o meu amigo Pedro Espírito Santo me convidou para ir a Comporta. O que mais me surpreendeu quando voltei, mais de vinte anos depois, foi que o lugar permanecia inalterado, mantendo toda a simplicidade. Já viajei pelo mundo e cada vez mais eu valorizo lugares onde seja possível ter essa tranquilidade. Com tantas pessoas circulando mundo afora, é algo cada vez mais difícil de encontrar”, diz Souza, que mostra, junto com Charlene, um bom gosto ímpar na produção de imagens de arquitetura e decoração. Eles também revelam histórias pessoais das mais divertidas.
“O mundo da moda é muito energético, veloz, e o descanso, pelo menos para este meu momento de vida, tem a ver com a calmaria que Comporta representa”, afirma Souza. “Comporta é natureza intocada, sol, paz. Um lugar de paisagens magníficas, com praias de areia branca vazias. O aroma de lavanda nas dunas se mistura com todas as flores silvestres”, declara Françoise Dumas no livro.
Há mais de quarenta anos trabalhando com moda, Souza iniciou sua carreira fotografando desfiles para Andy Warhol na lendária revista Interview. Atua como editor contribuinte da Architectural Digest tamanho o seu gosto por arquitetura e decoração. Ele se refere ao novo livro como o “terceiro filho” com Charlene, brasileira atualmente radicada em Portugal. Sean e Anthony são os outros dois filhos do ex-casal. Habitué de Comporta, onde passou parte da adolescência, Charlene também é apaixonada por fotografia, sempre elogiada por sua sensibilidade e pelo olhar especial para natureza e decoração.