A cara da Vila

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 188 (Dezembro/2019)

 

Cinco títulos e autores muito bem cotados entre os leitores e os livreiros da Livraria da Vila

 

Sobre os ossos dos mortos
Ganhadora do Prêmio Nobel de 2018, anunciado em outubro deste ano, a escritora polonesa Olga Tokarczuk conta neste título da Todavia a história de uma professora aposentada assumidamente excêntrica, que costuma se dedicar ao estudo da astrologia, à poesia de William Blake e a sabotar armadilhas para impedir a caça de animais silvestres. Com ares subversivos, Olga mistura thriller e humor para refletir a natureza e a condição humana, temas definidores da obra.

 

O romance da minha vida
Do catálogo da Boitempo, o novo livro de Leonardo Padura surge como item obrigatório entre os fiéis leitores do escritor cubano. Depois de dezoito anos vivendo no exílio, Fernando Terry, o protagonista da trama, consegue autorização para passar um mês em Cuba, onde quer encontrar a lendária e desaparecida autobiografia de José María Heredia, o poeta romântico a quem Terry dedicou sua tese de doutorado. É um romance histórico da melhor qualidade.

 

Um conto de Natal
Da Antofágica, o livro de Charles Dickens é daqueles presentes dos sonhos, para dar ou receber. Traz a história de Scrooge, um homem avarento e miserável para quem até mesmo o Natal parece um enorme desperdício de tempo e de dinheiro. Em mais uma “lastimável noite natalina”, o fantasma de Marley, sócio de Scrooge, aparece para lhe fazer um alerta: será assombrado por três espíritos, que lhe mostrarão seus erros e as consequências deles.

 

Se os tubarões fossem homens
Com belas ilustrações de Nelson Cruz, o título da Olho de Vidro é uma celebração atualíssima da obra do escritor e dramaturgo alemão Bertolt Brecht, que acreditava que pensar é um dos maiores prazeres do “bicho-homem”. Nesta fábula, um dos mais importantes autores do século 20 usa e abusa da ironia e da irreverência para refletir sobre a organização social do mundo, os valores éticos e as relações de poder, temas tão caros a Brecht.

 

The cockroach
Da Vintage UK, o livro de Ian McEwan é uma homenagem à Metamorfose, o livro mais famoso de Franz
Kafka. Daí, inclusive, a “barata” do título. Jim Sams, o protagonista, se transforma numa criatura gigantesca depois de ter sido ignorado ou odiado em sua vida anterior. Agora, como a figura mais poderosa da Grã-Bretanha, sua missão, com o mundo de cabeça para baixo, é realizar a vontade do povo, independentemente das regras da democracia parlamentar.