Nossas dicas

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 188 (Dezembro/2019)

 

Para dar ou ganhar de presente, dez livros que fazem bonito em qualquer celebração

 

Os testamentos
O lançamento da Rocco traz a assinatura potente da canadense Margaret Atwood. Com o livro, ela ganhou recentemente o prestigiado Booker Prize de 2019. Na trama, depois de quinze anos dos eventos de O conto de Aia, o regime teocrático da República de Gilead aparentemente se mantém firme no poder, mesmo após as sucessivas tentativas de insurgência. Mas há sinais de que suas engrenagens começam a se deteriorar, o que já é um motivo e tanto para uma leitura
de fôlego.

 

 

Women – The National Geographic Image Collection
Da Penguin Random House, eis outro daqueles títulos que enchem os olhos e impactam sem cerimônias, ainda mais quando embalados para presente. Trata-se de uma coleção de imagens extraídas dos arquivos da National Geographic acompanhadas de entrevistas com nomes como da apresentadora americana Oprah Winfrey, da antropóloga britânica Jane Goodall e da jornalista e apresentadora Christiane Amanpour, entre outras mulheres fortes, que são referências feministas.

 

 

Metrópolis
Da Aleph, o trabalho fabuloso de Thea Von Harbou, publicado originalmente em 1927, cria a cidade futurística em que a população se divide em dois andares. No primeiro, a elite dominante desfruta dos prazeres da vida; no segundo, o subterrâneo, os trabalhadores lutam para sobreviver. Paralela a uma história de amor, uma grande revolta se dá no romance que é um marco da ficção científica. Traduzida diretamente do alemão, a edição tem posfácio de Marina Person.

 

 

A elegância do agora
No título da Tordesilhas, a sabedoria de Costanza Pascolato, que acaba de completar 80 anos e é celebrada como a maior autoridade de moda do País, surpreende e encanta. Com toques e dicas muito práticos, o livro traz reflexões que revelam a retidão e a ética com que Costanza conduz a sua vida e constrói sua elegância icônica, baseada no respeito ao outro. O livro é um belo presente para leitoras e leitores de qualquer idade.

 

 

A irmã do Gildo
Com a assinatura de Silvana Rando para o catálogo da Brinque-Book, o livro desperta contentamento imediato nas crianças – e em seus pais também, claro. Gildo, personagem que os pequenos adoram, protagoniza uma história que faz parte de muitas infâncias: o momento da chegada de um irmão, ou melhor, de uma irmã – Laurinha, no caso de Gildo –, com todas as emoções que a experiência envolve. Mais a delicadeza inerente ao vocabulário de Silvana Rando.

 

 

Diário de um Banana – Quebra tudo
O volume 14 do título publicado no Brasil pela Vergara & Riba mantém a dinâmica com a qual Jeff Kinney faz o maior sucesso. Aqui, Greg e sua família acabam de receber uma herança inesperada e vão usar o dinheiro para reformar a casa. Mas obras são sempre uma caixinha de surpresas. E os Heffley vão ter que aprender isso de um jeito nada agradável, correndo até o risco de mudar de cidade depois de tanta confusão.

 

 

 

O Senhor dos Anéis
Da HarperCollins Brasil, esse box é uma festa para os fãs da obra de J. R. R. Tolkien. A caixa traz a “saga do anel” na íntegra: A Sociedade do Anel, As duas torres e O retorno do rei. Ainda que não seja oficialmente uma trilogia, trata-se de um único grande romance, só compreendido em seu conjunto, segundo concebeu Tolkien, autor também dos desenhos originais que aparecem nesta edição especialíssima.

 

 

Gold
Da Taschen, o livro é daqueles presentes que qualquer um gostaria de ganhar. Junto com o requinte editorial de sempre, o talento e a sensibilidade do fotógrafo Sebastião Salgado se mantêm inconfundíveis neste registro fotográfico da região de Serra Pelada. Depois de estimular sonhos e histórias como a maior mina de ouro a céu aberto do mundo durante uma década, o lugar acumula lendas e imagens das mais surpreendentes.

 

 

Longa pétala de mar
Da Bertrand Brasil, o novo romance de Isabel Allende é um presente e tanto para a audiência sempre fiel da escritora. Na trama, o jovem médico Víctor Dalmau e sua amiga, a pianista Roser Bruguera, são obrigados a abandonar Barcelona, em plena Guerra Civil Espanhola, a bordo do Winnipeg, navio fretado pelo poeta Pablo Neruda que levou mais de dois mil espanhóis para Valparaíso. Os dois têm que recomeçar a vida no Chile.

 

 

Essa gente
Da Companhia das Letras, o novo livro de Chico Buarque, vencedor do Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa, é uma “tragicomédia urgente” com a história de Manuel Duarte, um escritor decadente que enfrenta uma crise financeira e afetiva enquanto o Rio de Janeiro colapsa à sua volta. O livro é “vida, imaginação, sonho e delírio”, tudo junto e misturado, com a narrativa sempre engenhosa de um dos grandes artistas brasileiros.