A festa do Mickey

Exposição comemora os 90 anos do personagem que virou ícone da cultura pop no século 20

*Matéria publicada na revista Vila Cultural 178 (fevereiro/2019). 

Comemorados no dia 18 de novembro no ano passado, os 90 anos do Mickey Mouse, o personagem adorável que acabou virando

Os ambientes da mostra em cartaz no JK Iguatemi/Fotos Caselúdico/Divulgação

um símbolo da cultura pop do século 20, continuam rendendo festa, agora no Brasil. Em cartaz desde o mês passado no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, a exposição Mickey 90 anos faz a alegria da garotada e dos adultos também. É um pretexto e tanto, afinal, para se divertir com a biografia e as aventuras do superstar cuja primeira aparição causou alvoroço nas telas dos cinemas em 18 de novembro de 1928, em Nova York.

De lá pra cá, o mundo mudou radicalmente, mas o carisma de Mickey segue inalterado, ou melhor, cada vez mais sedutor. A partir de sua estreia com o filme Steamboat Willie, Mickey foi se tornando uma espécie de “embaixador” da Walt Disney. E, como bem merece a notoriedade em questão, a celebração dos 90 anos do personagem incluiu, desde 2018, lançamentos de novos produtos – roupas, eletrônicos de uso pessoal, brinquedos, livros, acessórios, entre outros itens.
Realizada pela ONG Orientavida, que trabalha com mulheres e famílias de baixa renda capacitando mão de obra feminina, a exposição em São Paulo ocupa 840 metros quadrados e propõe doze “ambientes imersivos”, no quais os espectadores acompanham diferentes momentos da trajetória do aniversariante.

Os ambientes da mostra em cartaz no JK Iguatemi/Fotos Caselúdico/Divulgação

O passeio começa com jeitão de túnel do tempo ao mostrar as evoluções do personagem. Há uma réplica dos estúdios de Walt Disney – onde tudo começou –, com mesas de luz e flipbooks para o público interagir e entender os princípios da animação. Em seguida, os visitantes encontram o barco de Steamboat Willie, o curta-metragem que é marco da primeira aparição oficial de Mickey.

Na sequência, a visita passa pela Casa do Mickey Mouse, série de desenho animado do canal Disney Junior, e pelo cenário do Clube do Mickey, a primeira série de televisão da Walt Disney Productions, lançada em 1955. Ali, o público é convidado a deixar mensagens de parabéns para o Mickey.

Outra atração da mostra, que fica em cartaz até o dia 21 de abril, é o espaço com uma representação da Câmera Multiplano, uma revolução no mundo da animação que foi desenvolvida por Walt Disney e que possibilitou a ilusão-perspectiva de profundidade aos desenhos animados. O recurso é apresentado ao público de forma lúdica e interativa, para explicar como tudo funciona.

Nos outros ambientes, os visitantes têm acesso a cenários como o que mostra, por exemplo, uma projeção do espetacular show de fogos da Disney, Happily ever after, e Photo opportunity inspirado na Main Street, avenida principal do Magic Kingdom, um dos parques do complexo Walt Disney, na Flórida.

A Orientavida, que organiza a exposição, tem como propósito defender os direitos de indivíduos e famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade e risco. Há 19 anos, a ONG mantém o projeto Geração de Renda, para a capacitação, profissionalização, inserção e permanência de mulheres no mercado de trabalho, por meio do artesanato. Desde 2009, é responsável, no Brasil, pela campanha Pense Rosa, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A Orientavida também firmou uma parceria com a Disney em 2009, tornando-se a única ONG no mundo licenciada pelo grupo. Com isso, realiza a confecção e venda de produtos Disney e exposições culturais, revertendo os resultados financeiros para a sua atuação.

 

Para levar para casa

Itens do Mickey que garantem a diversão de muitas gerações

 Kingdom hearts III
Daqueles que gerou burburinho pré-vendas, o videogame é o terceiro título da saga de RPG de ação da Square Enix. Traz o mundo baseado nos filmes da Disney Pixar, com cenários dos próprios. Mickey, Pateta, Donald, Woody, Capitão Jack Sparrow e Mike Wazowski são alguns dos personagens que fazem delirar os “seguidores” do PlayStation 4.

 

 

Walt Disney’s Mickey Mouse
The complete history
É item de “sobrevivência” para fãs de carteirinha do personagem. Ou, no mínimo, um objeto do desejo que muita gente gostaria de ter em casa. Depois de acessar coleções históricas da Disney, os autores e editores formataram a biografia visual do Mickey. O livro traz arte conceitual, esboços de histórias, pinturas de fundo e desenhos de animação, além de fotos históricas que documentam as origens e a evolução do personagem.

 

Walt Disney’s Disneyland
Outro livro memorável para os que já estiveram lá ou sonham conhecer a Disneylândia, o parque temático visionário de Walt Disney na Califórnia. Além de contar a história do parque com todos os seus detalhes visuais, reproduz fotos das coleções históricas da Walt Disney na “época de ouro” do fotojornalismo nos Estados Unidos.

 

 

Disney – Primeiros clássicos
Como resistir a uma caixa vintage da Disney? Da Melhoramentos, esse item traz detalhes e curiosidades de clássicos que têm atravessado gerações ao redor do mundo, sem jamais perder o encantamento e o fascínio que provocam desde que surgiram. Pato Donald, Pinóquio, Mickey, O Matador de Gigantes, O Elefante Elmer, Pablo, O Pinguim e Branca de Neve e os Sete Anões são as histórias em destaque.

 

 

Mickey Aventura sobre rodas
Maleta divertida

A ideia aqui é diversão e ação com um livro e os acessórios que são a cara do Mickey quando ele vive seu momento velocidade. A proposta é que as crianças usem os adesivos para completar a história e aprendam brincando. Além de uma centena de adesivos reutilizáveis, a maleta inclui um livro e um tabuleiro dupla face para atividades bem animadas.