Amor de irmãos

*Matéria publicada na revista Vila Cultural 180 (Abril/2019)

Romance de João Anzanello Carrascoza traz a irmandade como uma das ligações mais íntimas do ser humano

O escritor João Anzanello Carrascoza, convidado do Navegar é Preciso 2019 (leia nesta edição), autografa dia 3 de abril, na loja da Fradique, seu novo livro, Elegia do irmão (Alfaguara), em que evidencia uma vez mais o interesse pelas relações e afetos familiares sob a perspectiva da literatura. Carrascoza trata pela primeira vez em um romance do vínculo amoroso entre irmãos, voltando a um tema que já havia aparecido em dois de seus contos, Espinho, do livro Espinhos e alfinetes (Record), de 2010, e Irmã, do livro Tempo justo (SM Editora), de 2016.

“O livro tem um formato que pra mim foi provocador porque estou correndo muitos riscos e eu acho que riscos têm que ser corridos quando você é um romancista, um contista, quando você quer contar uma história de muita potência, de grande amor e de grande sofrimento”, diz Carrascoza. “Sou de uma família em que nós somos seis irmãos, juntos desde os anos de 1960, e estamos todos vivos e todos envelhecendo. Mas quando nos olhamos, nos vemos como crianças ainda. E eu sempre, ao ver meus irmãos, imagino que um dia, uma hora, alguém pode não estar mais lá. A partir do conto Irmã me veio a ideia do que seria um irmão falando de uma irmã.”

Dividido em duas partes, Elegia do irmão conta a vida de Mara através das lembranças de seu irmão. Jovem, diagnosticada com uma doença grave, ela sabe que terá um período conturbado de tratamento, e que o apoio da família será fundamental para uma possível recuperação. Ao mesmo tempo, seu irmão, ao viver a dor da notícia, não quer se deixar tomar apenas pelo sofrimento infligido a ela, escolhendo também se lembrar de como eles viveram, da memória dos momentos passados juntos que solidificaram essa relação fraternal através dos anos.

Com sua narrativa sempre envolvente, Carrascoza constrói, no livro, um retrato contundente e apaixonado da irmandade como uma das ligações mais íntimas do ser humano. “Mara e seu irmão são carne da mesma carne, frutos de um mesmo amor, mas ainda assim são indivíduos repletos de conflitos e diferenças. A dualidade humana se estabelece no romance e na comunhão entre os irmãos marcados pelo fim precoce. O resultado é uma obra única, que ratifica o vigor lírico do autor e seu domínio da narrativa longa”, diz o texto de apresentação do livro.

Professor universitário na Escola de Comunicação e Artes da USP e na Escola Superior de Propaganda e Marketing, a ESPM, Carrascoza é autor de Aquela água toda, livro de contos superpremiado, que foi relançado no ano passado, e de títulos como Diário das coincidências ou Aos 7 e aos 40, todos do catálogo da Alfaguara. Em 2017, publicou Trilogia do adeus, em que também trata de relações familiares fragmentadas. O primeiro livro, Caderno de um ausente, ganhou o Jabuti em 2015.

 

LANÇAMENTO
Livro: Elegia do irmão (Alfaguara), de João Anzanello Carrascoza
Loja: Fradique
Quando: dia 3 de abril, a partir das 19h