Aprender e praticar

Entre títulos do segmento infantojuvenil e leituras para qualquer idade, confira livros que citam várias modalidades esportivas para mostrar todas as emoções e que elas envolvem

*Matéria publicada na revista Vila Cultural 165 (Janeiro/2018).

 

Maluquinho por esporte
Em quadrinhos, o livro de Ziraldo (Globo) traz seu mais ilustre personagem competindo e aprendendo modalidade por modalidade com uma turma que é pura endorfina: Julieta, Bocão, Sugiro, Careca e Herman, amigos do protagonista. Nas histórias, tem prova de velocidade para ver quem é o primeiro da fila da merenda, revezamento de cachorros, competições de natação, tênis, vôlei de praia e por aí afora.

 

O livro dos esportes olímpicos
Com a assinatura inconfundível de Mauricio de Souza, a ideia do título publicado pelo selo Biblioteca da Turma é divertidamente didática ao tratar dos esportes olímpicos: das origens dos jogos na Grécia antiga até os atletas que se destacaram em diversas modalidades, os grandes recordistas, histórias de superação, os países-sedes, as Olimpíadas de Inverno, os Jogos Paraolímpicos e a participação dos atletas brasileiros nas competições.

 

O dia em que me tornei…
Da Panda Books, a série contempla os principais times de futebol do país – e suas respectivas torcidas, obviamente, já que depois das reticências vem a indicação da ilustre agremiação que mobilizou autores famosos como Selton Mello (são-paulino) e Samuel Rosa (cruzeirense). Além do depoimento pessoal de cada autor, os títulos trazem um almanaque completo com tudo sobre o clube do coração: as conquistas, o hino, as maiores goleadas, os grandes craques, entre outras informações.

 

Infográficos – Esportes
Com o subtítulo Fatos e curiosidades sobre modalidades, atletas, eventos e muito mais, o livro de Daniel Tatarsky que a Publifolha lançou no Brasil, como atração da série Infográficos, traz informações que avaliam desde o movimento de pernas de Muhammad Ali nas lutas até o nível de decibéis dos gritos de tenistas em ação – tudo descrito, desenhado, quantificado, dissecado, para alimentar animadas discussões.