Falando de música

O pianista e regente Leandro Oliveira propõe outras percepções e novas reflexões sobre a música clássica

 

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 191 (Março/2020)

 

Leandro Oliveira./Foto Renato Parada/Divulgação

Quem gosta de pautas, ideias ou reflexões mais musicais não vai querer perder o bate-papo que o pianista e regente Leandro Oliveira terá com a jornalista e apresentadora Mônica Waldvogel no dia 26 de março, na loja da Lorena, onde Oliveira autografa Falando de música – Oito lições sobre música clássica (Todavia), o livro que ele acaba de lançar e que será o tema da conversa da noite.

Com formação acadêmica em musicologia e teoria da comunicação, Oliveira é o anfitrião do projeto que tem o mesmo título do livro, no qual ele comenta o repertório da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Funciona assim: quem tem ingresso para o concerto da série sinfônica da temporada da Osesp pode chegar antes para participar de uma “aula” em que são abordados, de forma descontraída e ilustrativa, aspectos estéticos das obras, biografia dos compositores e outras peculiaridades do programa apresentado em seguida.

Foto Divulgação

E é justamente o tom coloquial e cativante que ele mantém no livro e no seu jeito de se comunicar ou viver a música, não só a clássica. Oliveira rejeita, por exemplo, o termo “música erudita”, por considerá-lo “pernóstico e redundante”. Para ele, a música faz parte de uma tradição viva, aberta à reinvenção do passado, aos compositores jovens e ao futuro. Assim, no livro, as “peças canônicas” são tratadas ao lado de clássicos do pop – com nomes como Metallica e Bob Dylan, que, argumenta o pesquisador, podem ser tão ou mais transcendentes que Franz Liszt, o compositor húngaro do século 19. Tudo depende do contexto. E do ponto de vista, claro.

Com Falando de música, Oliveira quer “desfazer um a um os preconceitos escondidos por trás dessa visão esquemática e elitista da música clássica”. “Se você se interessa por música mas não lembra direito o que é Opus, tem suas peças preferidas mas acha útil um guia introdutório de composições, gostaria de se aprofundar no assunto mas precisa de um guia de obras básicas, valoriza a análise musical refinada mas tem preguiça do nariz empinado dos experts, este livro é para você”, escreve ele, convidando o leitor ao prazer das descobertas musicais.

 

LANÇAMENTO
Livro: Falando de música – Oito lições sobre música clássica (Todavia), de Leandro Oliveira. Haverá bate-papo do autor com a jornalista da Mônica Waldvogel.
Loja: Lorena
Quando: dia 26 de março, às 19h