Férias na Vila

Da poderosa Ladybug aos personagens do folclore brasileiro, a diversidade dá o tom da programação

O que Ladybug – a heroína que a garotada adora –, os personagens do folclore brasileiro, os Detetives do Prédio Azul e os bichos do Pantanal têm em comum? Todos, de alguma forma, prometem estimular a imaginação e a diversão da garotada na edição de julho do projeto Férias na Vila, uma tradição no calendário da livraria para fazer a alegria das crianças e dos pais em tempo de recesso escolar.
E se a diversidade move o mundo e a época atual, personagens de DNA digital-virtual e brincadeiras educativas intemporais são só duas referências para manter o foco dos pequenos na possibilidade de aprendizado com diversão. Sempre entre a leitura, a brincadeira e a imaginação.
O sucesso da animação Miraculous, por exemplo, inspira várias sessões de pinturas faciais e jogos este mês nas lojas da Vila, que também terão a presença da protagonista e estrela absoluta da história. Com influências de animações japonesas, europeias e americanas, a série conta a história de Marinette, uma menina sincera, meio atrapalhada e sempre entusiasmada que se transforma na poderosa Ladybug, uma heroína cheia de personalidade. Ao lado de Cat Noir, que é na verdade seu amigo e paixão secreta, Adrien, ela tem a difícil tarefa de salvar a cidade de Paris de um misterioso vilão. Com efeitos especiais que fazem pensar nas gerações que já nasceram familiarizadas com a tecnologia, Ladybug é, como dizem seus pequenos fãs, “uma fofa”.
Jogos educativos que aproximam as crianças da cultura e das belezas naturais brasileiras de forma divertida são a marca registrada da Araquarela, que também promove várias oficinas no Férias na Vila. “É impossível não perceber todo o encantamento das crianças quando elas descobrem mais sobre o nosso folclore e sobre a fauna e a flora brasileiras”, diz Rosana Watson, da Araquarela, que trabalha com ilustradores atuantes no mercado editorial infantojuvenil e, inclusive por isso, inspiram familiaridade imediata das crianças na hora de montar grandes quebra-cabeças ou se entusiasmar com jogos de memória. Valorizar o brincar, a socialização, o encantamento com o belo e o estímulo das sensações está entre os propósitos da editora. “Mas o brincar e o jogar não são apenas diversão e prazer para a criança, são meios para ela expressar os seus sentimentos e aprender. Através da brincadeira, a criança explora e reflete a realidade e a cultura na qual está inserida.”
Com sua vocação para aventura, DPA, para abreviar Detetives do Prédio Azul, outra atração do canal de TV Gloob, também inspira sessões de contação de histórias na programação. A série tem uma legião de fãs com suas travessuras cativantes. Em entrevista à Vila Cultural, a roteirista e escritora Flavia Lins já comemorou a acolhida de sua trupe. “DPA é um grande orgulho. São centenas de casos de detetives dentro de um único prédio, imagine?! O sucesso vem de muitas coisas: um excelente elenco, muitos bons parceiros, ótimos diretores. E da confiança do canal que sempre deu carta branca para criar”, disse Flavia, que é autora dos livros com a personagem Pillar, outra ótima companhia para se ter
nas férias.