Pontos de fuga

Milton Hatoum autografa segundo volume da trilogia que se passa no período da ditadura militar brasileira

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 187 (Novembro/2019)

Milton Hatoum. /Foto Divulgação

O escritor Milton Hatoum autografa dia 12 de novembro, na loja da Fradique, Pontos de fuga (Companhia das Letras), o segundo volume da empreitada literária O lugar mais sombrio, uma trilogia que ele iniciou em 2017 com o livro A noite da espera. O romance acompanha a formação sentimental, cultural e política do jovem Martim durante a ditadura militar brasileira. No primeiro volume, que se passa na década de 1960, o protagonista vive com pai em Brasília, a recém-construída capital do país.

Em Pontos de fuga, que faz um autêntico retrato da geração de jovens acossados pelo golpe militar e pelos sonhos de liberdade, Martim deixa Brasília e retorna a São Paulo, sua cidade de origem. Começa a estudar arquitetura na USP e passa a viver numa república de estudantes na Vila Madalena. É nesse círculo que ele vai ter novas vivências e construir vínculos e parcerias com companheiros para a vida.
A mudança de ares e cenário tem outras implicações libertárias. Distante do pai opressor e dos amigos de Brasília, ele também se afasta de Dinah, a atriz militante com quem sua relação ficou estremecida, e acompanha o endurecimento do regime autoritário no país. Tudo enquanto experimenta as agruras e adversidades da vida adulta, ainda assombrado pela incógnita do desaparecimento de sua mãe.

/Foto Divulgação

Em A noite da espera, o primeiro livro, que marcou a volta de Hatoum às narrativas mais longas desde Órfãos do Eldorado (Companhia das Letras), de 2008, as descobertas culturais e amorosas de Martim contrapõem-se justamente à dor da separação da mãe, de quem passa longos períodos sem notícias desde a separação traumática dos pais. E é na figura materna ausente que está a face mais sombria de sua juventude, perpassada pela violência dos anos de chumbo e pelas diferenças no grupo de adolescentes com os quais convive. Há filhos de altos e médios funcionários da burocracia estatal e moradores das cidades-satélites, espaço relegado aos pioneiros da capital federal, migrantes desfavorecidos. Inclusive por isso o livro faz um retrato literário singular de Brasília.

Sobre o título do projeto da trilogia, O lugar mais sombrio, Hatoum, autor do best-seller Dois irmãos, disse o seguinte a Luiz Rebinski para a revista Rascunho: “Esse título pode aludir a muitas coisas: um lugar ou país, o sentimento, a política, as relações humanas. A parte sombria tem a ver com a vida e o destino da maioria das personagens. O romance é o lugar da desilusão, uma narrativa sobre personagens diante de um impasse. Mas essa é a perspectiva do romance, desde a sua origem. Enquanto gênero, é difícil definir um romance, pois nele cabe tudo. A questão é como estruturar e organizar a narrativa.”

 

LANÇAMENTO
Livro: Pontos de fuga (Companhia das Letras), de Milton Hatoum
Loja: Fradique
Quando: dia 12 de novembro, terça, das 19h00 às 21h30