Quando tudo muda

A jornalista Daniela Tófoli publica livro que orienta pais a lidarem com dúvidas e inquietações de pré-adolescentes

“Basta você entrar em uma livraria para descobrir a grande quantidade de títulos para compreender o bebê ou educar o jovem, mas não tem nada para guiar as famílias naquela espécie de limbo que entramos quando nos tornamos país de pré-adolescentes”, escreve a jornalista Daniela Tófoli, que autografa dia 12 na loja do Shopping Pátio Higienópolis o livro Pré-adolescente: Um guia para entender o seu filho (Principium/Globo Livros), título que quer justamente preencher essa lacuna à qual a autora se refere.
Há muitos argumentos e questões específicas, como relaciona a escritora, que merecem atenção dos pais nessa fase tão importante da vida dos filhos. “É dos 8 aos 12 anos que acontece o maior desenvolvimento do cérebro de um ser humano. É dos 8 aos 12 anos que o corpo muda numa velocidade assustadora (da voz até as espinhas) e que boa parte das meninas brasileiras vai menstruar pela primeira vez. É dos 8 aos 12 anos que quase todos os pais vão ceder e dar o primeiro smartphone ao filhos. É dos 8 aos 12 anos que eles mudam do ensino fundamental 1 ao fundamental 2. É dos 8 aos 12 anos que você deixa de ter uma criança pequena em casa mas ainda não tem um adolescente. Como lidar, afinal, com tantas mudanças em tão pouco tempo?”
“Falta muita informação para quem tem filhos dessa idade e a ideia é mostrar o que está se passando com nossos filhos e como podemos ajudá-los a lidar com tantas novidades, dúvidas e inquietações”, diz Daniela que, no jornalismo, especializou-se no tema família.

Além do desenvolvimento físico e mental, temas como autoestima, bullying, distúrbios alimentares, tecnologia, ansiedade, namoro, sono, a relação com os pais e o papel dos amigos aparecem no livro, que também traz dicas práticas que podem ser adaptadas no dia a dia de cada família.
Para fazer o livro, Daniela entrevistou médicos, psicólogos, educadores e cientistas e compartilha os estudos e descobertas mais recentes com os leitores. “Não quero ditar regras, mas ajudar a refletir e também mostrar um novo modo de olhar aquele comportamento que até parece ser uma afronta mas que, no fundo, é só uma pequena parte do imenso percurso que é crescer”, afirma Daniela, que é mãe de uma pré-adolescente e trabalha há uma década na Crescer, núcleo da Editora Globo voltado para gestantes e pais de crianças até 8 anos, além de escrever semanalmente o blog Mãe de Tween.

 

 

LANÇAMENTO
Livro: Pré-adolescente: Um guia para entender o seu filho (Principium/Globo Livros), de Daniela Tófoli
Loja: Shopping Pátio Higienópolis
Quando: dia 12 de maio, das 16h às 19h