Siga o mestre

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 188 (Dezembro/2019)

 

Série de livros infantojuvenis celebra a vida e o trabalho de educadores e professores

 

A professora Débora Garofalo./Fotos Divulgação

O livro Débora Garofalo: No meio do caminho tinha… coragem, da Editora Carochinha, estreia uma coleção que se anuncia muito bem-vinda para o público infantojuvenil. Trata-se da série Siga o mestre, dedicada a biografar e homenagear educadores, professores e professoras. A história da educadora Débora Garofalo, ganhadora do prêmio de melhor professora do Brasil em 2018 e finalista do prêmio Global Teacher Prize, um dos mais prestigiados na área da educação, abre a coleção. Débora se destacou com um projeto sobre robótica e sucata desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ary Parreiras, na Vila Babilônia, zona sul de São Paulo.

O texto do primeiro volume é assinado por Cristiane Boneto. “Desde muito cedo, Débora demonstrava sua paixão pela arte de desmontar e montar coisas, e mesmo diante das inúmeras adversidades nunca desistiu do sonho de ser professora e transformar a vida de seus alunos. Acredito que as batalhas apresentadas no livro podem fazê-los pensar nas poderosas armas que cada pessoa tem dentro de si, mas, principalmente, mostrar a importância de acreditar e confiar no outro e em si mesmo. Débora nos mostra o poder da reciprocidade”, diz Cristiane.

“Fiquei muito feliz de poder ter minha história contada em livro, principalmente porque é uma história de superação. E achei fantástica a ideia do projeto porque pode inspirar os alunos a serem também educadores”, diz Débora, que atualmente trabalha na Secretaria da Educação de São Paulo e é colunista de diversos sites e revistas, nos quais escreve sobre tecnologia, educação e direitos humanos. “Acredito que todo esse reconhecimento e tudo o que aconteceu com o trabalho me tornou uma professora muito melhor e me fez enxergar que as pessoas estão no centro do processo de aprendizagem. Por mais que a gente utilize tecnologia e inovação, o importante é entender que são as pessoas que fazem a diferença”, afirma Débora.

“É necessário que as políticas públicas invistam realmente em educação entendendo que este é o único caminho para transformar toda a sociedade. O professor é o agente dessa transformação”, afirma Débora, quando perguntada sobre urgências para melhorar a qualidade da educação no país.

Com linguagem simples e didática, a série Siga o mestre traz várias ilustrações e projeto gráfico pensado para valorizar informações sobre a educação no Brasil e no mundo. Sempre enfatizando as histórias de vida, trabalho, luta e resistência de educadores em diferentes épocas. Em comum, o gosto por compartilhar conhecimento capaz de transformar a vida de alunos e de comunidades inteiras.